Educação moral e cívica: a retomada da obrigatoriedade pela agenda conservadora

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Educação Moral e Cívica, Escola Militar, Gestão

Resumo

O artigo tem como objetivo problematizar a proposta de reintrodução da educação moral e cívica como disciplina obrigatória na escola em um contexto favorável a grupos defensores do que seria o arquétipo de moral e bons costumes, cuja articulação está em consonância com o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Foi utilizada a ferramenta analítica do ciclo de políticas e considerado o processo de hibernação como mecanismo para influenciar a entrada e saída dessa disciplina. Pesquisamos a oferta da disciplina em peças legislativas a partir de 1996, atribuindo ênfase aos ordenamentos da agenda conservadora pós-eleição presidencial de 2018. Conclui-se que tal disputa relaciona-se a um projeto de gestão como tecnologia moral, que se contrapõe à gestão democrática da escola pública.

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Biografia do Autor

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcela Moraes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bolsista CAPES-Print pelo Programa de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) - Portugal

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

16-11-2020

Como Citar

Amaral, D. P. do, & Castro, M. M. de. (2020). Educação moral e cívica: a retomada da obrigatoriedade pela agenda conservadora. Cadernos De Pesquisa, 50(178), 1078–1096. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7129

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