Casos de ensino como estratégia investigativa-formativa no estágio do Parfor

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Currículo, Parfor Teaching

Resumo

O artigo apresenta resultados da reorganização da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor). O objetivo foi investigar se a proposta com casos de ensino atende ao contexto de um curso de segunda licenciatura, promove discussões, reflexões e contribui para o desenvolvimento profissional dos professores. Metodologicamente, os casos foram adotados como estratégia investigativa formativa, sendo as narrativas e as rodas de discussões os principais instrumentos. Os resultados evidenciaram que os casos de ensino favoreceram processos de investigação e formação, contribuindo para o desenvolvimento profissional das alunas, professoras em exercício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Albuquerque da Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis (MT), Brasil

Possui graduação em Pedagogia. Cursou Mestrado e Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho (1996-2001) e Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2011 com Marli André. Atualmente é professora Associada IV na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário de Rondonópolis. Desenvolve pesquisa na área de formação de professores, abordando a identidade e profissionalidade docente em narrativas de formação memoriais, diários de formação e casos de ensino. Investiga também, políticas públicas educacionais, projetos e programas de formação de professores na modalidade presencial e a distância. É líder do Grupo de Pesquisa InvestigAção/CNPq, e foi coordenadora de projeto do Observatório da Educação/CAPES/INEP/SECADI (OBEDUC) no PPGEdu/UFMT 2013/2017. Participa da pesquisa em rede cadastrada no CNPq com a coordenação de Marli André, que investiga Processos de Indução a Professores Iniciantes nas escolas públicas de educação básica em diferentes estados brasileiros, respondendo pelos dados em MT. É consultora da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC de MT para a revisão e atualização da política de formação continuada de professores para o estado de Mato Grosso. Lidera/coordena programa de formação continuada do PPGEdu/UFMT com as redes públicas de ensino em Rondonópolis/MT com professores iniciantes há 5 anos, o qual dá continuidade a proposta relevante do OBEDUC para a formação continuada de professores iniciantes e experientes, atualmente em fase de ampliação para o estado de MT. Foi eleita, pela segunda vez para a gestão do Programa de pós-Graduação em Educação da UFMT/Campus de Rondonópolis, assumindo em agosto a vice coordenação. Atualmente é vice-coordenadora do GT8/Anped Centro Oeste.

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí (GO), Brasil

É graduada em Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso; Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Estágio de Doutoramento na Universidade do Minho (Portugal); Pós-Doutora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG)/Jataí (graduação e pós-graduação).  Desenvolve estudos e pesquisas na área da educação com ênfase em Formação de Professores: aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores, casos de ensino (abordagens narrativas), práticas pedagógicas, alfabetização e literatura infantil.

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (SP), Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching - ICET, período 2013-2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, praticas pedagógicas e casos de ensino. 

Ivanete Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rondonópolis (MT), Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e doutorado em Ciências Sociais: Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Públicas e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: estado e participação política, conselhos de educação, consciência política, movimentos sociais, educação popular, estado e educação. 

Referências

ABDALLA, Maria de Fátima B. Das proposições do estágio supervisionado aos desafios da prática: a formação inicial de professores-estudantes na pedagogia do Parfor. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 15, n. 2, p. 269-284, 2012.

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; DAVIS, Claudia Leme Ferreira; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; VILALVA, Adriana Mallmann. Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 130-150, out./dez. 2019. https://doi.org/10.1590/198053146654

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Revista Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 5, 13 de dezembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília-DF, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília-DF, 2009a.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa n. 09, de 30 de junho de 2009. Institui o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no âmbito do Ministério da Educação. Brasília-DF, 2009b.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução n. 44, de 14 de setembro 2009. Estabelece orientações e diretrizes para o apoio financeiro às Instituições Públicas de Educação Superior participantes do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Brasília-DF, 2009c.

BRASIL. Ministério da Educação. Ofício Circular n. 011/2011 – CGDOC/DEB/Capes. Assunto: calendário das ofertas de cursos e vagas no âmbito do Parfor referente ao segundo semestre de 2012. Brasília-DF, 22 dez. 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília-DF, 2015.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília-DF, 2018.

CACHAPUZ, Antonio Francisco. Investigação em didáctica das ciências em Portugal: um balanço. In: PIMENTA, Selma G. (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.

DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati. Os casos de ensino como “potenciais reflexivos” no desenvolvimento profissional dos professores da escola pública. 2007. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2007.

DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras em ambiente virtual de aprendizagem: contribuições de casos de ensino. 2013. 259f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati; RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; ROCHA, Simone Albuquerque. Casos de ensino e formação de professores: práticas, vivências e experiências em discussão. In: RAIMANN, Ari; RAIMANN, Elizabeth G.; OLIVEIRA, Camila A. V. de (org.). Formação docente: debates contemporâneos. Curitiba: CRV, 2020. p. 89-111.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. GATTI, Bernardete Angelina. Políticas educacionais e educação básica: desafios para as políticas e formação docente. In: PACHECO RIOS, J. A. V. (org.). Políticas, práticas e formação na educação básica. Salvador: Editora da UFBA, 2015.

GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Whasgthon Aguiar de. A legitimação do estágio com pesquisa a partir da epistemologia do professor-pesquisador. In: ROCHA, Simone Albuquerque da (org.). Formação de professores e práticas em discussão. Cuiabá: EDUFMT, 2008.

LOUGHRAN, John; KEAST, Stephen; COOPER, Rebeca. Pedagogical reasoning in teacher education. In: LOUGHRAN, John; HAMILTON, Mary Lyn. International Handbook of Teacher Education, v. 1, p. 387-421, 2016. DOI 10.1007/978-981-10-0366-0

MERSETH, Katheine K. Cases, case methods, and the professional development of educators. ERIC Publications, 1994.

MERSETH, Katheine K. (org.). Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil. São Paulo: Instituto Península; Moderna, 2018.

MIZUKAMI, Maria da Graça N. Casos de ensino e aprendizagem da docência. In: BRAMOWISZ, Anete; MELLO, Roseli (org.). Educação: pesquisa e prática. Campinas: Papirus, 2000.

MIZUKAMI, Maria da Graça N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 29, n. 2, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/ view/3838/2204. Acesso em: 1 ago. 2008.

MIZUKAMI, Maria da Graça N.; REALI, Aline M. M. R.; REYES, Cláudia R.; MARTUCCI, Elisabeth M.; LIMA, Emília F. de; TANCREDI, Regina M. S. P.; MELO Roseli R. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

NONO, Maevi. Aprendendo a ensinar: futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino. 2001. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2001.

NONO, Maevi. Caso de ensino e professores iniciantes. 2005. 238f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

NONO, Maevi; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Sobre casos de ensino. In: SILVA, Ademar da; ABRAMOWICZ, Anete; BITTAR, Marisa (org.). Educação e pesquisa: diferentes percursos, diferentes contextos. São Carlos: RiMa, 2004. p. 117-137.

NÓVOA, António. Currículo e docência: a pessoa, a partilha, a prudência. In: GONSALVES, Elisa; PEREIRA, Maria Zuleide; CARVALHO, Maria Elina (org.). Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. Campinas: Alínea, 2004. p. 17-29.

PEREIRA, Rodnei. Uso de casos de ensino em processos de formação docente no contexto escolar. Curso de Casos de Ensino. Fundação Carlos Chagas, 2019. 7p.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296p.

PINEAU, G. A autoformação no decurso da vida: entre a hétero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 64-77.

ROCHA, Simone Albuquerque da. A pesquisa como eixo norteador do estágio supervisionado na formação docente. In: ROCHA, Simone Albuquerque da (org.). Formação de professores e práticas em discussão. Cuiabá: EDUFMT, 2008.

ROCHA, Simone Albuquerque da. Casos de ensino como possibilidade de reflexão sobre a docência na pós-graduação. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 159-166, jan./jun. 2012.

RODRIGUES, Ádria Maria R. O silêncio e a transgressão: contribuições das narrativas de uma menina e de um menino com trajetórias marcadas pelo insucesso na leitura e na escrita. 2009. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2009.

RODRIGUES, Ádria Maria R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; ROCHA, Simone Albuquerque da; DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati. Casos de ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/formação. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 61, p. 13-30, jan./abr. 2017.

RODGERS, Carol; LABOSKEY, Vicki Kubler. Reflective practice. In: LOUGHRAN, John; HAMILTON, Mary Lyn. International Handbook of Teacher Education, v. 2, p. 71-104, 2016. DOI 10.1007/978-981-10-0366-0

ROSS, Vicki; CHAN, Elaine. Personal practical knowledge of teacher educators. In: LOUGHRAN, John; HAMILTON, Mary Lyn. International Handbook of Teacher Education, v. 2, p. 3-34, 2016. DOI 10.1007/978-981-10-0366-0

SHULMAN, Judith H. Happy Accidents: cases as oportunities for teacher learning. Annual Meeting of the American Educational Research Association, New Orleans, 2002.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: kwowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, Feb. 1986.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1 p. 1-22, 1987.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT. Resolução Consepe n. 117, de 11 de agosto de 2009. Cuiabá-MT, 2009a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Rondonópolis-MT, 2009b.

ZEICHNER, Kenneth M. Beyond the divide of teacher research and academic research. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 1, n. 2, p. 153-172, 1995.

Publicado

04-08-2020

Como Citar

Rocha, S. A. da, Domingues, I. M. C. S., Mizukami, M. da G. N., & Santos, I. R. dos. (2020). Casos de ensino como estratégia investigativa-formativa no estágio do Parfor. Cadernos De Pesquisa, 50(176), 575–591. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6755

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)