A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares

Autores

  • Maria Alice Setubal Silva CEMPEC
  • Maria José Reginato Ribeiro CEMPEC
  • Maria das Mercês Ferreira Sampaio CEMPEC
  • Alice Davanço Quadrado CEMPEC

Palavras-chave:

Escola Pública, Ensino de 1º Grau, Brasil, Cultura Escolar, Projeto de Escola, Qualidade do Ensino

Resumo

Buscando conhecer as condições que propiciam uma mudança efetiva nas atitudes e valores da escola, de modo que seu foco prioritário seja a aprendizagem e a formação de um aluno capaz de participar da vida econômica, política e sociocultural da sociedade contemporânea, o CENPEC, em parceriacom o UNICEF, registrou e analisou a experiência de 16 escolas brasileiras que estão buscando a melhoria da qualidade do ensino que oferecem. Dada a diversidade da realidade brasileira e dessa problemática específica, este artigo apresenta apenas um mapeamento inicial das tendências detectadas nas escolas - construção de um projeto, gestão participativa, reformulação das práticas pedagógicas - e em sua relação com o sistema mais amplo, que apontam para a reversão dos altos índices de repetência e evasão ainda persistentes em nosso sistema educacional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-11-1995

Como Citar

Silva, M. A. S., Ribeiro, M. J. R., Sampaio, M. das M. F., & Quadrado, A. D. (1995). A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares. Cadernos De Pesquisa, (95), 43–50. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/824

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)