O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas

Autores

Palavras-chave:

Desigualdade Social, Herança Cultural, Desigualdade Educacional, Rendimento Escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso do conceito de capital cultural na explicação das desigualdades escolares contemporâneas. Partindo de dois balanços recentes sobre o uso do conceito no universo científico de língua inglesa e na literatura sociológica francófona, o texto tenta responder às seguintes questões: a posse da riqueza cultural ainda é um trunfo escolar decisivo para a obtenção do êxito escolar? Em que medida isso ainda ocorre após décadas de profundas transformações sociais e educacionais? A análise evidenciou que: (i) as práticas culturais consagradas são hoje menos rentáveis e menos transmissíveis do que no passado; (ii) os investimentos econômicos dos pais têm se mostrado cada vez mais um elemento impulsionador do sucesso escolar dos filhos.  

Biografia do Autor

Maria Alice Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte (MG), Brasil.

Professora Titular da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Brasil

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Publicado

30-04-2021

Edição

Seção

Teorias, Métodos, Pesquisa Educacional