A construção da noção de direitos humanos em crianças e adolescentes

Autores

  • Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur UNESP - Araraquara
  • Juan Delval Universidad Autonoma de Madri - Espanha
  • Cristina Del Barrio Universidad Autonoma de Madri - Espanha
  • Maria Angelis Espinosa Universidad Autonoma de Madri - Espanha
  • Javier Breña Universidad Autonoma de Madri - Espanha

Palavras-chave:

Crianças, Adolescente, Direitos da Criança e do Adolescente

Resumo

Investigou-se, neste trabalho, como evolui a compreensão de crianças e adolescentes dos seus próprios direitos, o que pensam acerca da sua violação e quais as formas ou medidas que propõem defendê-los ou garanti-los. Foram entrevistados 90 sujeitos de oito a dezesseis anos, da cidade de Madri, Espanha, acerca de sete histórias especialmente elaboradas, cada qual apresentando um problema ou conflito envolvendo certo direito (educação, alimentação, atendimento médico, informação veraz e jogo), empregando-se o método de exploração crítica piagetiano. Os resultados mostram que a compreensão de direitos humanos e de sua violação e as estratégias concebidas para sua defesa ou garantia variam segundo a idade dos sujeitos e apresentam-se em níveis evolutivos, de conformidade com a proposta piagetiana de estádios no domínio do conhecimento lógico-matemático. As conclusões apontam a necessidade não só de uma maior divulgação dos direitos da infância e da adolescência entre sujeitos dessas idades, mas também de uma política que incorpore dados de pesquisas sobre o tema nos âmbitos formal e informal da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur, UNESP - Araraquara

Juan Delval, Universidad Autonoma de Madri - Espanha

Cristina Del Barrio, Universidad Autonoma de Madri - Espanha

Maria Angelis Espinosa, Universidad Autonoma de Madri - Espanha

Javier Breña, Universidad Autonoma de Madri - Espanha

Downloads

Publicado

31-07-1998

Como Citar

Chakur, C. R. de S. L., Delval, J., Del Barrio, C., Espinosa, M. A., & Breña, J. (1998). A construção da noção de direitos humanos em crianças e adolescentes. Cadernos De Pesquisa, (104), 76–100. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/718

Edição

Seção

Tema em Destaque