Escola de Enfermagem de São Paulo: o modelo educacional-profissional Sesp

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação Profissional, Enfermagem, Modelo Educacional

Resumo

O artigo analisa a formação profissional da enfermagem pós-1930 como parte de um processo histórico que redimensionou a profissão e sua profissionalização no Brasil. Por intermédio de documentos que remetem à experiência das primeiras alunas da Escola de Enfermagem de São Paulo, considera-se que o movimento evoca uma ruptura em relação tanto às origens quanto à manutenção das representações estabelecidas. Derivadas da instalação de um novo modelo de ensino oriundo dos Estados Unidos, mudanças processadas transferem para São Paulo o núcleo intelectual da enfermagem no Brasil, que passa a ser o centro irradiador da profissionalidade preconizada e como parte de acordos bilaterais realizados durante o Estado Novo.

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Publicado

16-11-2020

Como Citar

Campos, P. F. de S., Carrijo, A. R., & Campoi, I. C. (2020). Escola de Enfermagem de São Paulo: o modelo educacional-profissional Sesp. Cadernos De Pesquisa, 50(178), 945–963. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7155

Edição

Seção

Artigos