Orientações pedagógicas das “casas de asilo da infância desvalida” (1834-1840)

Autores

  • Rogério Fernandes Universidade de LIsboa

Palavras-chave:

Infância, Filantropia, Educação, Integração

Resumo

Este estudo sobre os primeiros anos de atividades da Sociedade das Casas de Asilo da Infância Desvalida firmou-se na exploração do arquivo da instituição, denominada desde há poucos anos Fundação D. Pedro IV. Ela orientou-se pela filantropia, seguindo as tendências manifestadas pelas classes hegemônicas européias, sobretudo em França, tendo à sua frente o ex-Imperador do Brasil, que regressou a Lisboa após a derrota dos absolutistas. As Casas de Asilo tinham uma fisionomia própria que se distinguia das salles d’asile. No intuito de acharem um rumo ajustado às necessidades da sociedade portuguesa, os animadores da iniciativa começaram por criar uma "escola de ensino". Colhidos os primeiros frutos da experiência, o movimento das Casas de Asilo começou a difundir-se pelo país e a diversificar as suas intervenções. Embora destinadas a um público de crianças provenientes de famílias muito pobres ou indigentes, em idade pré-escolar, essas instituições configuravam as escolas de Primeiras Letras, mas incluíam no currículo atividades educativas, manuais ou artísticas, e de educação social, visando à integração de seu público. Apesar disso, essa experiência de educação infantil não logrou desprender-se da tradição escolarizante que a marcava.

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Publicado

31-03-2000

Como Citar

Fernandes, R. (2000). Orientações pedagógicas das “casas de asilo da infância desvalida” (1834-1840). Cadernos De Pesquisa, (109), 89–114. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/656

Edição

Seção

Outros Temas