Regime de colaboração intergovernamental: alternativa para a maioridade do ensino médio

Autores

  • Candido Alberto Gomes Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Ensino Médio, Democratização da Educação

Resumo

O ensino fundamental e médio no Brasil têm compartilhado, por longo tempo, prédios, equipamentos e professores, cujo dimensionamento este trabalho apresenta, com base nos dados censitários. O rápido crescimento da matrícula do ensino médio suscita importantes questões sobre as verdadeiras necessidades de construção escolar, bem como sobre a divisão de competências educacionais na esfera de governo e a identidade pedagógica das escolas. Os dados censitários revelam que será necessário construir numerosos prédios escolares, ante o aumento da procura, porém, ainda é significativa a utilização de espaço e tempo letivo. Portanto, governos estaduais e municipais precisarão colaborar entre si, continuando a compartilhar pessoal e recursos materiais. Para melhores resultados, é necessário operacionalizar o regime de colaboração, prescrito pela Carta Magna. Normas mais claras e estáveis precisam ser negociadas para evitar casuísmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Candido Alberto Gomes, Universidade Católica de Brasília

Downloads

Publicado

31-03-2000

Como Citar

Gomes, C. A. (2000). Regime de colaboração intergovernamental: alternativa para a maioridade do ensino médio. Cadernos De Pesquisa, (109), 25–41. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/653

Edição

Seção

Tema em Destaque

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)