A autorregulação percebida como preditora da utilização de recursos no Moodle

Autores

  • Paula Diogo Oliveira Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa (UL), Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0001-7000-8188
  • Ana Margarida Veiga Simão Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Lisboa (UL), Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0003-3652-5573
  • Paula Costa Ferreira Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Instituto Superior Técnico; Universidade de Lisboa, Lisboa (UL), Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0001-8679-4566

Palavras-chave:

Autorregulação, Moodle, Meios de Ensino, Tecnologia Educacional

Resumo

Autorregulação da aprendizagem implica refletir sobre a utilização de recursos educativos para gerir o que, quando, como, com quem e por que aprender. Este artigo pretendeu investigar a relação entre a perceção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle. Responderam ao Inventário de Recursos e Atividades em Ambientes Moodle e ao Inventário de Aprendizagem Autorregulada em Ambientes Moodle 438 alunos (7º ao 9º ano). Uma análise de regressão mostrou que a percepção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem prediz a seleção de recursos e atividades de disponibilização de informação e de realização de trabalho, mas não de colaboração/interação em todas as fases de regulação do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Diogo Oliveira, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa (UL), Lisboa, Portugal

Professora de Português e Francês. Adjunta do Diretor  de uma escola Básica e investigadora na Faculdade de Psicologia. Mestre em literatura Francesa e doutora em Educação.

Ana Margarida Veiga Simão, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Lisboa (UL), Lisboa, Portugal

Professora catedrática com agregação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. É também coordenadora do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, especializado em Psicologia da Educação das Universidades de Lisboa e Coimbra. É coordenadora da área de pesquisa em Psicologia Educacional e Vocacional do Centro de Pesquisa em Ciências Psicológicas (CICPSI) e é pesquisadora supervisora do Programa de Estudos de Aprendizagem Autorregulada (PEAAR). Os seus principais interesses de investigação são os processos de auto-regulação da aprendizagem, o desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior e a violência num contexto educacional (bullying e cyberbullying).

Paula Costa Ferreira, Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Instituto Superior Técnico; Universidade de Lisboa, Lisboa (UL), Lisboa, Portugal

Investigadora de pós-doutoramento em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa com bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH / BPD / 110695/2015). Também é pesquisadora do Centro de Pesquisa em Ciências Psicológicas (CICPSI), especificamente na área de pesquisa de Psicologia Educacional e Vocacional e é pesquisadora supervisora em Cyberbullying. Tem  mestrado em educação e um doutorado em psicologia educacional. Os seus principais interesses de investigação centram-se na auto-regulação da aprendizagem com crianças em diferentes ambientes de aprendizagem, bem como na avaliação da aprendizagem auto-regulada através da utilização de instrumentos para avaliar processos. Seus interesses de pesquisa também incluem a auto-regulação do comportamento através da linguagem e cyberbullying nas escolas

Referências

AZEVEDO, Roger; CROMLEY, Jennifer G. Does training on self-regulated learning facilitate students’ learning with hypermedia? Journal of Educational Psychology, v. 96, n. 3, p. 523-535, 2004.

BANDALOS, Deborah L.; FINNEY, Sara J. Exploratory and confirmatory factor analysis. In: HANCOCK, Gregory R.; MUELLER, Ralph O. (ed.). A reviewer’s guide to quantitative methods in the social sciences: revise, accept, reject. New York: Routledge, 2010. p. 93-114.

BARBERÁ, Elena; BADÍA, Antoni. Educar con aulas virtuales: orientaciones para la innovación en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Madrid: Antonio Machado Libros, 2004.

BERNARD, Robert M.; ABRAMI, Philip; BOROKHOVSKI, Eugene; WADE, C. Anne; TAMIM, Rana; SURKES, Michael;

BETHEL, Edward. A meta-analysis of three interaction treatments in distance education. Review of Educational Research, v. 79, n. 3, p. 1243-1289, Sept. 2009.

BOLLEN, Kenneth A.; LONG, J. Scott. Testing structural equations models. Newbury Park, CA: Sage, 1993.

CARDOSO, Alexandra. Plataforma Moodle em contexto educativo: porque (não) funciona? 2014. 1054 f. Relatório Reflexivo da Prática de Ensino Supervisionada (II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática) – Faculdade de Ciências Sociais, Centro Regional de Braga, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2014.

CARNEIRO, Roberto; VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida da. Technology enhanced environments for self-regulated learning in teaching practices. In: CARNEIRO, Roberto et al. (ed.). Self-regulated learning in technology enhanced learning environments: a european perspective. Rotterdam: Sense Publishers, 2011. p. 75-101.

CASTRO SÁNCHEZ, José. J.; ALEMÁN, Elena C. Teachers’ opinion survey on the use of ICT tools to support attendance-based teaching. Journal Computers and Education, v. 56, n. 3, p. 911-915, abr. 2011.

CHU, Sin; JAMIESON-NOEL, Dianne; WINNE, Philip. The role of feedback on studying, achievement and calibration. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 2000, New Orleans. Document resume. Washington, DC: American Educational Research Association, 2000. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED441033.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

CORNO, Lynn. Volitional aspects of self-regulated learning. In: ZIMMERMAN, Barry J.; SCHUNK, Dale H. (ed.). Self-regulated learning and academic achievement: theoretical perspectives. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2001. p. 191-226.

COSTA, Sandra R.; DUQUEVIZ, Barbara C.; PEDROZA, Regina L. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 3, p. 603-610, set./dez. 2015.

DAURA, Florencia T. El contexto como factor del aprendizaje autorregulado en la educación superior. Educación y Educadores, v. 16, n. 1, p. 109-125, enero/abr. 2013. Disponível em: http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2139/3077. Acesso em: jan. 2014.

FERRANDO, Pere Joan; LORENZO-SEVA, Urbano. Program FACTOR at 10: Origins, development and future directions. Psicothema, v. 29, n. 2, p. 236-240, 2017. doi.org/10.7334/psicothema2016.304

FERREIRA, Paula C.; VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida da; LOPES DA SILVA, Adelina. Does training in how to regulate one’s learning affect how students report self-regulated learning in diary tasks? Metacognition and Learning, v. 10, n. 2, p. 199-230, Aug. 2015.

FERREIRA, Paula C.; VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida da; LOPES DA SILVA, Adelina. How and with what accuracy do children report self-regulated learning in contemporary EFL instructional settings? European Journal of Psychology of Education, v. 32, n. 4, p. 589-615, Oct. 2017.

FRIEDRICH, Helmut F.; HRON, Aemilian. Factors influencing pupils’ acceptance of an ELearning system for secondary schools. Journal of Educational Computing Research, v. 42, n. 1, p. 63-78, Jan. 2010. Disponível em: http://journals.sagepub.com/toc/jeca/42/1. Acesso em: mar. 2010.

GOYAL, Ela; PUROHIT, Seema. Study of using learning management system in a management course. SIES Journal of Management, v. 6, n. 2, p. 11-20, Sept./Mar. 2010. Disponível em: http://www.siescoms.edu/journals/siescoms/Journal3.pdf. Acesso em: abr. 2011.

HAYTON, James C., ALLEN, David G.; SCARPELLO, Villa. Factor retention decisions in exploratory factor analysis: a tutorial on Parallel Analysis. Organizational Research Methods, v. 7, n. 2, p. 191-205, abr. 2004.

HENSON, Robin; ROBERTS, J. Kyle. Use of exploratory factor analysis in published research: common errors and some comments on improved practice. Educational and Psychological Measurement, v. 66, n. 3, p. 393-416, June 2006.

JÄRVELA, Sanna; HADWIN, Allyson. New Frontiers: regulating learning in CSCL. Educational Psychologist, v. 48, n. 1, p. 25-39, jan. 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00461520.2012.748006. Acesso em: abr. 2014.

KLIMENCO, Olena; ALVARES, José Luis. Aprender cómo aprendo: la enseñanza de estrategias metacognitivas. Educación y Educadores, Colombia, v. 12, n. 2, p. 11-28, ago. 2009.

KOPEINIK, Simone; NUSSBAUMER, Alexander; WINTER, Lisa-Christina; ALBERT, Dietrich; DIMACHE, Aurora; ROCHE, Thomas. Combining self-regulation and competence-based guidance to personalise the learning experience in Moodle. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES, 14., 2014, Atenas. Proceedings [...]. Atenas: Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2014. p. 62-64. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6901399. Acesso em: jan. 2015.

LARREAMENDY-JOERNS, Jorge; LEINHARDT, Gaea. Going the distance with online education. Review of Educational Research, v. 76, n. 4, p. 567-605, Dec. 2006. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/00346543076004567. Acesso em: jan. 2008.

LAURILLARD, Diana. Digital technologies and their role in achieving our ambitions. Institute of Education, University of London: Londres, 2008.

LISBÔA, Eliana S.; JESUS, Anabela Gomes de.; VARELA, António M. L. M.; TEIXEIRA, Gláucia Helena Sales; COUTINHO, Clara Pereira. LMS em contexto escolar: estudo sobre o uso do Moodle pelos docentes de duas escolas do norte de Portugal. Educação, Formação & Tecnologias, v. 2, n. 1, p. 44-57, 2009. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/74/52. Acesso em: jan. 2010.

MARÔCO, João. Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software & aplicações. Pêro Pinheiro, Portugal: Report Number, 2010.

MUSTEA, Anca; NAAJI, Antoanela; HERMAN, Cosmin. Using Moodle for the development of Massive Open Online Courses. In: THE INTERNATIONAL SCIENTIFIC CONFERENCE ELEARNING AND SOFTWARE FOR EDUCATION, 1., 2014, Bucareste. Conference papers. Bucareste: “Carol I” National Defence University, 2014. p. 265-270.

NUNNALLY, Jum C. Psychometric theory. 2nd. ed. New York: McGraw-Hill, 1978.

OLIVEIRA, Armando; CARDOSO, Luís E. Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História. Educação, Formação & Tecnologias, v. 2, n. 1, p. 58-74, 2009.

OLIVEIRA, Paula Diogo. O uso das tecnologias digitais numa escola com 3º ciclo do ensino básico-efeitos sobre a autorregulação da aprendizagem. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Lisboa, 2018.

PEDRO, Neuza et al. Utilização de plataformas de gestão de aprendizagem em contexto escolar: relatório do Estudo Nacional. Lisboa: DGIDC-Ministério da Educação, 2008.

RATNER, Hillary H.; FOLEY, Mary A.; GIMPERT, Nicole. The role of collaborative planning in children’s source-monitoring errors and learning. Journal of Experimental Child Psychology, v. 81, p. 44-73, 2002.

RIBEIRO, Iolanda; SILVA, Carla. Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 4, p. 443-448, 2007.

ROBERTS, Caroline. Participation and engagement in web surveys of the general population: An overview of challenges and opportunities. In: WEB SURVEY NETWORK OPENING CONFERENCE, 2013, London, Synthesis paper. London: NCRM, 2013. Disponível em: https://serval.unil.ch/resource/serval:BIB_0200EDE09382.P001/REF. Acesso em: ago. 2016.

RUÍZ, Miguel A.; SAN MARTÍN, Rafael. Una implementación del procedimiento MAP para la determinación del número de factores. Psicothema, v. 5, n. 1, p. 177-182, jul. 1993.

SANTOS, Rui; JORGE, Idalina. Utilização da plataforma Moodle por docentes do Ensino não superior: o caso da Escola EB 2, 3 S. João de Deus. Educação, Formação & Tecnologias, v. 6, n. 1, p. 68-85, 2013. Disponível em: http://eft.educom.pt. Acesso em: maio 2015.

TABACHNICK, Barbara G.; FIDELL, Linda S. Using multivariate statistics. 5th. ed. New York: Allyn and Bacon, 2007.

THAYER-HART, Nancy et al. Survey fundamentals: a guide to designing and implementing surveys. Madison, WI: Office of Quality Improvement, Wisconsin of Wiscosin, 2010. Disponível em: https://oqi.wisc.edu/resourcelibrary/uploads/resources/Survey_Guide.pdf. Acesso em: maio 2011.

VALENZUELA-ZAMBRANO, Bárbara; PÉREZ-VILLALOBOS, Maria V. Aprendizaje autorregulado a través de la plataforma virtual Moodle. Educación y Educadores, v. 16, n. 1, p. 66-79, 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=83428614009. Acesso em: ago. 2014.

VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida, da; FRISON, Lourdes Maria. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, n. 45, p. 2-20, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/3814/3061. Acesso em: dez. 2015.

VEIGA-SIMÃO, Ana Margarida, da; FRISON, Lourdes Maria; MACHADO, Rejane. Escrita de resumos e estratégias de autorregulação da aprendizagem. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45 n. 155, p. 30-55, jan./mar. 2015.

WEIMER, Maryellen. Learner-centered teaching: five key changes to practice. San Francisco, CA: Jossey Bass, 2002.

WINTER, Lisa-Christina; KOPEINIK, Simone; ALBERT, Dietrich; DIMACHE, Aurora; BRENNAN, Attracta; ROCHE, Thomas. Applying pedagogical approaches to enhance learning: linking self-regulated and skills-based learning with support from Moodle extensions. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED APPLIED INFORMATICS (IIAIAAI), 2013, Los Alamitos, CA, USA. Conference Publication. New Jersey: IEEE, 2013. p. 203-206.

WOOD, Shaunda L. Technology for teaching and learning: Moodle as a Tool for Higher Education. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, v. 22, n. 3, p. 299-307, 2010.

ZIMMERMAN, Barry J. Investigating self-regulation and motivation: historical background, methodological developments, and future prospects. American Educational Research Journal, v. 45, n. 1, p. 166-183, 2008.

ZIMMERMAN, Barry J. From cognitive modeling to self-regulation: a social cognitive career path. Educational Psychologist, v. 48, n. 3, p. 135-147, 2013.

Downloads

Publicado

04-08-2020

Como Citar

Oliveira, P. D., Veiga Simão, A. M., & Ferreira, P. C. (2020). A autorregulação percebida como preditora da utilização de recursos no Moodle. Cadernos De Pesquisa, 50(176), 461–474. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6279

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)