Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa

Autores

  • Maria Emilia Sardelich Universidade Estadual de Feira de Santana - BA

Palavras-chave:

Meios de Comunicação de Massa, Prática de Ensino, Arte, Cultura

Resumo

Quase tudo do pouco que sabemos sobre o conhecimento produzido nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter, vender, sugerindo o que devemos vestir, comer, aparentar, pensar. Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma alfabetização visual, que se expressa em várias designações, como leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, assim como a própria definição do professor ou professora que será responsável por esse conhecimento e seu referencial teórico. Este artigo apresenta os conceitos que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teóricos da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho em ambientes de aprendizagem para que se possa refletir a permanente formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-08-2006

Como Citar

Sardelich, M. E. (2006). Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos De Pesquisa, 36(128), 451–472. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/405

Edição

Seção

Outros Temas