Perfil dos consumidores de material de leitura no Brasil
Palavras-chave:
Material de Leitura, Dados Estatísticos, Meio Cultural, ConsumoResumo
Foi ajustado um modelo linear generalizado à probabilidade de aquisição de material de leitura com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar 2008-2009 do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística – IBGE. As variáveis explicativas foram idade, sexo, anos de estudo, ser estudante, renda familiar, escolaridade da pessoa de referência e área geográfi ca. A variável dependente foi o evento da aquisição de diversos tipos de material de leitura. O principal achado foi a existência de descontinuidade nas probabilidades de aquisição de material de leitura como função dos anos de estudo: indivíduos com pelo menos um ano de curso superior se diferenciam dos demais. Outro fator importante é o acesso via existência de canais de comercialização. O efeito da existência de estudante na família parece ser restrito a livros didáticos. O estudo confi rma resultados observados por outros autores: diferenciais entre os sexos, mesmo controlando por nível socioeconômico, educação e idade.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA – ABEP. Critério Padrão de Classificação Econômica Brasil/2015. Disponível em: <http://www.abep.org/Servicos/DownloadCodigoConduta.
aspx?id=11&p=cc>. Acesso em out. 2015.
BARBOSA FILHO, F. H.; PESSÔA, S. Retorno da educação no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 38, n. 1, p. 97-126, 2008.
BELTRÃO, K. I.; DUCHIADE, M. P. Nova renda, velhos hábitos: consumo de material de leitura nas famílias brasileiras – 2002-2009. Rio de Janeiro: SCIENCE, 2014.
BELTRÃO, K. I.; DUCHIADE, M. P. Quem lê no Brasil? Evidências da pesquisa de orçamento familiar do IBGE: relatório técnico 01/15. Rio de Janeiro: SCIENCE, 2015.
BRASIL. Decreto-Lei n. 93 de 21 de dezembro de 1937. Crêa o Instituto Nacional do Livro. Disponível em: <http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=103227>. Acesso em: 30 mar. 2015.
BRASIL. Decreto n. 7559 de 1° de setembro de 2011. Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. Disponível em: <http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/1029031/decreto-7559-11>. Acesso em: 30 mar. 2015.
CASTRO, J. A. de; VAZ, F. M. Gastos das famílias com educação. In: SILVEIRA, F. G. et al. (Org.). Gasto e consumo das famílias brasileiras contemporâneas, 2. Brasília: IPEA, 2007, p.77-104.
CONSEJO NACIONAL PARA LA CULTURA Y LAS ARTES. Encuesta Nacional de Lectura y Escritura, México: CONACULTA, 2015.
CONECTA. Hábitos de lectura y compra de libros en España 2012. Madrid: CONECTA/
Federacion de Gremios de Editores de España, 2013.
CRESPO, A.; REIS, M. C. O efeito-diploma no Brasil. Nota técnica. Boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise, Rio de Janeiro, n. 31. out. 2006.
DÉPARTEMENT DES ÉTUDES, DE LA PROSPECTIVE ET DES STATISTIQUES. La consommation de produits d’industries culturelles. Mise en perspective culturelle. Paris: Ministére de la Culture et de la Communication, 2006.
DINIZ, S. C.; MACHADO, A. F. Analysis of the consumption of artistic-cultural goods and
services in Brazil. Journal of Cultural Economics, v. 35, n. 1, p. 1–18, 2011.
DONNAT, O. Les pratiques culturelles des Français à l’ère numérique: éléments de synthèse
-2008. Culture études: Pratiques et Publics, n. 5, 2009.
DONATA F.; FRATESCHI, C. A discrete choice model of consumption of cultural goods: the case of music. Journal of Cultural Economics, v. 31, n. 3, p. 205–234, 2007.
ESCARDÍBUL, J.; VILLARROYA, A. Who buys newspapers in Spain? An analysis of the
determinants of the probability to buy newspapers and of the amount spent. International
Journal of Consumer Studies, v. 33, p. 64-67, 2009.
FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imesp, Instituto Pró-Livro, 2012.
HILL, K. Reading at risk: A survey of literary reading in America. Ontario, Canada: National
Endowment for the Arts, 2004. (Research Division Report n. 46).
HJORTH-ANDERSEN, C. A model of the Danish book market? Journal of Cultural Economics, v. 24, n. 1, p. 27-43, 2000.
HOYOS, Bernardo J.; SALINAS, Lenin M. Comportamento do leitor e acesso ao livro em países da Íbero-América – estudos pelo Cerlalc. In: FAILLA, Z. (Org.) Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Imesp, Instituto Pró-Livro, 2012. p. 191-213.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa de Informações básicas municipais: perfil dos municípios brasileiros 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010a.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: despesas, rendimentos e condições de vida. Rio de Janeiro: IBGE, 2010b.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: microdados. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. CD ROM.
INSTITUTO PAULO MONTENEGRO; AÇÃO EDUCATIVA. Relatório INAF 2011: indicador de alfabetismo funcional: principais resultados. São Paulo: IPM, 2012.
KOVAC, M. Patterns and trends in European book production and consumption: some initial
observations. The Public, v. 11, n. 4, p. 21-36, 2004.
KOVA????, M.; SEBART, M. K. Books, reading and book usage in the European Union. Publishing Research Quarterly, v. 22, n. 2, p. 55-63, 2006.
LACROIX, C. Les dépenses de consommation des ménages en biens et services culturels et
télécommunications. Culture Chiffres: Pratiques et Publics, 2009.
LÉVY-GARBOUA, L.; MONTMARQUETTE, C. A microeconometric study of theatre demand. Journal of Cultural Economics, v. 20, n. 1, p. 25–50, 1996.
LOCKHEED, Marlaine. E.; PROKIC-BREUER, Tijana; SHADROVA, Anna. The experience of middle-income countries participating in PISA 2000-2015. Washington, D.C.: PISA, World Bank, Paris: OECD, 2015.
LÓPEZ SINTAS, J.; GARCÍA ÁLVAREZ, E. Research Note: the consumption of cultural products: an analysis of the Spanish social space. Journal of Cultural Economics, v. 26, n. 2, p. 115–138, 2002.
MARQUES NETO, J. C. Plano Nacional do Livro e Leitura: Textos e História 2006-2010. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
RINGSTAD, V.; LØYLAND, K. The demand for books estimated by means of consumer survey data. Journal of Cultural Economics, v. 30, n. 2, p. 141–155, 2006.
ROSA, F. G. M. G.; ODDONE, N. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 3, p. 183-193, set./dez. 2006.
SILVA, F. B.; ARAÚJO, H. E.; SOUZA, A. L. O consumo cultural das famílias brasileiras. In:
SILVEIRA, F. G. et al. (Org.). Gasto e consumo das famílias brasileiras contemporâneas, 2. Brasília: IPEA, 2007. p. 105-142.
THORN, W. International adult literacy and basic skills surveys in the OECD region. Paris:
OECD, 2009. (OECD Education Working Papers 26).
TILAK, J. B. G. Building human capital in East Asia: what others can learn. Washington: BIRD, World Bank, 2002. (Stock n. 37166).
VARGAS LLOSA, Mario. La literatura y la vida. In: VARGAS LLOSA, Mario. La verdad de las mentiras. 2. ed. Madrid: Alfaguara, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).