Perfil dos consumidores de material de leitura no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Material de Leitura, Dados Estatísticos, Meio Cultural, Consumo

Resumo

Foi ajustado um modelo linear generalizado à probabilidade de aquisição de material de leitura com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar 2008-2009 do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística – IBGE. As variáveis explicativas foram idade, sexo, anos de estudo, ser estudante, renda familiar, escolaridade da pessoa de referência e área geográfi ca. A variável dependente foi o evento da aquisição de diversos tipos de material de leitura. O principal achado foi a existência de descontinuidade nas probabilidades de aquisição de material de leitura como função dos anos de estudo: indivíduos com pelo menos um ano de curso superior se diferenciam dos demais. Outro fator importante é o acesso via existência de canais de comercialização. O efeito da existência de estudante na família parece ser restrito a livros didáticos. O estudo confi rma resultados observados por outros autores: diferenciais entre os sexos, mesmo controlando por nível socioeconômico, educação e idade.

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Biografia do Autor

Kaizô Iwakami Beltrão, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – EBAPE/FGV –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Demografia e Estatística

Milena Piraccini Duchiade, Associação Científica - SCIENCE, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Demografia

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Beltrão, K. I., & Duchiade, M. P. (2016). Perfil dos consumidores de material de leitura no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 914–941. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3825

Edição

Seção

Artigos