A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida

Autores

  • Josefa A. G. Grigoli Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande-MS
  • Cláudia M Lima Universidade Estadual Paulista – São José do Rio Preto
  • Leny R. M. Teixeira Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande-MS
  • Mônica Vasconcellos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas

Palavras-chave:

Formação Contínua, Gestão, Administração Escolar, Formação de Professores

Resumo

O trabalho focaliza a escola como lócus de formação. Analisa o contexto de uma escola de sucesso da rede municipal de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, descrevendo-o em suas características. Entre estas, destaca a gestão e o clima escolar. Para tanto, entrevista professores e gestores sobre a organização da escola, o estilo de gestão, bem como sobre os seus efeitos no trabalho do professor e no desempenho dos alunos. O exame das entrevistas permitiu construir algumas categorias que definem o ethos da instituição: o porte pequeno, o trabalho em equipe, as relações democráticas e o compromisso com os alunos. A análise destaca o profissionalismo da gestão e da sua visão prospectiva sobre a tarefa educativa, estimulando os professores a enfrentarem os desafios e compartilhando com eles as formas de superar as dificuldades. O estudo aponta a importância da rede de relações que se estabelece no contexto da escola como forma de socialização da profissão, construção da identidade docente e espaço de formação de professores a partir da prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefa A. G. Grigoli, Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande-MS

Cláudia M Lima, Universidade Estadual Paulista – São José do Rio Preto

Leny R. M. Teixeira, Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande-MS

Mônica Vasconcellos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas

Downloads

Publicado

30-04-2010

Como Citar

Grigoli, J. A. G., Lima, C. M., Teixeira, L. R. M., & Vasconcellos, M. (2010). A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida. Cadernos De Pesquisa, 40(139), 237–256. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/197

Edição

Seção

Outros Temas