Expansão e qualidade da educação básica no Brasil

Autores

  • Paulo Sérgio Marchelli Universidade Federal de Sergipe – Itabaiana

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Políticas Educacionais, Qualidade do Ensino, Dados Estatísticos

Resumo

O trabalho consiste em uma apreciação crítica sobre a taxa de escolarização bruta, fluxo escolar, desempenho do estudante, evasão, repetência e outros indicadores utilizados como parâmetros para a avaliação da qualidade na educação básica brasileira. Trata-se de matéria de caráter ensaístico sobre o fato de que o custo de universalizar as matrículas foi uma perceptível queda no rendimento dos alunos. No entanto, o trabalho mostra que a qualidade deve ser considerada em termos representados pelos ganhos sociais da universalização do ensino e não unicamente pelas notas obtidas nas provas. São expostos problemas conceituais referentes ao novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, utilizado na formulação de políticas públicas para que o Brasil melhore sua posição no ranking internacional da educação.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Marchelli, Universidade Federal de Sergipe – Itabaiana

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Publicado

31-08-2010

Como Citar

Marchelli, P. S. (2010). Expansão e qualidade da educação básica no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 40(140), 561–585. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/177

Edição

Seção

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