PROJETOS DE ESTÁGIO: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Barbara Corominas Valério Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística
  • Daniela Mariz Silva Vieira Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística

Resumo

Apresentamos a disciplina MAT 1500 – Projetos de Estágio, que foi oferecida
em 2017 para alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática
e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Essa disciplina promove a elaboração
de projetos de ensino, incluindo concepção e experimentação de sequências didáticas
em salas de aula da educação básica, em conjunto com os professores regentes das classes
envolvidas nos estágios. Os professores regentes também participam desse curso, que é um
curso de extensão, intitulado Projetos de Estágio: Aprendendo Matemática com Projetos, homologado
(Anexo 2) pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de
São Paulo (EFAP). A partir das demandas dos professores regentes, são propostos projetos
ou sequências didáticas a serem aplicadas nas salas de aula desses professores. A disciplina
também conta com o apoio do Programa de Formação de Professores da USP (Anexo 3), por
meio de duas bolsas para alunos de pós-graduação atuarem como educadores da disciplina.
O Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do IME-USP também
oferece apoio à disciplina, por intermédio de seus funcionários e de seu acervo material e
bibliográfico. A elaboração dos projetos é feita pelos alunos estagiários em conjunto com os
professores regentes e com a orientação dos docentes e educadores da disciplina. Temos então
que a disciplina promove ampla articulação entre formação inicial e continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-11-2018