Tempo de alfabetizar com textos: contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita

Autores

  • Hilda Mara Lopes Araujo Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Maria Lemos da Costa Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Francisca das Chagas Cardoso do Nascimento Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Resumo

O projeto “Tempo de alfabetizar com textos: contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita” desenvolveu-se no Programa de Educação Tutorial (PET/Pedagogia – UFPI), com o objetivo de oportunizar, aos licenciandos participantes do pet, condições de ampliar as vivências na formação inicial para o desenvolvimento da prática docente em sala de aula, potencializando a unidade teoria e prática na tríade ensino, pesquisa e extensão. O projeto foi realizado junto aos professores de 4° e 5° anos do ensino fundamental das escolas municipais Santa Teresa e Nossa Senhora do Amparo, cujas demandas exigiam a adoção de práticas que superassem o baixo nível de rendimento escolar existente e a distorção idade/série das crianças. O projeto intencionou, também, auxiliar a formação leitora e a produção textual dos alunos em processo de alfabetização e letramento, fundamentado nas perspectivas teóricas e metodológicas de metodologias ativas articuladas a atividades e oficinas com as tipologias textuais. Os licenciandos construíram, junto aos alunos com acompanhamento dos professores formadores e dos professores da educação básica, aprendizagens sobre o ser professor e o fazer docente, apropriando-se de uma base teórica e metodológica que fortalece a docência. A experiência contribuiu, ainda, para legitimar a unidade teoria e prática, dando ênfase aos saberes para a formação inicial dos futuros professores, associada aos conteúdos sobre a alfabetização e letramento dos alunos de 4° e 5° anos do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, R. de C. S. Práticas de leitura e produção de texto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BOZZA, S. Ensinar a ler e a escrever: uma possibilidade de inclusão social. Pinhais: Melo, 2008.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

CANDAU, V. M. F. (org.). A didática em questão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CARVALHO, C. M. R. G.; ARAUJO, H. M. L.; FERREIRA, M. D. M. (org.). Experiências sócio-culturais em educação tutorial. Teresina, PI: Edufpi, 2020.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

GARCIA, R. L. (org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

GONTIJO, C. M. Alfabetização: políticas mundiais e movimentos nacionais. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.

HAYDT, R. C. C. A avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6. ed. São Paulo: Ática, 2008.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vida de professores. Porto: Porto, 2000.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MOL, J. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. 8. ed. rev. atual. Porto Alegre: Mediação, 2009.

PIAUÍ. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFPI. Teresina, PI, 2018.

SANTOS, D. J. O.; BARBOSA. G. da S.; FERRAZ, W. A.; ARAÚJO, H. M. L. O planejamento e sua importância na prática educativa. In: CARVALHO, C. M. R. G.; ARAÚJO, H. M. L.; FERREIRA, M. D. M. (org.). Experiências sócio-culturais em educação tutorial. Teresina: Edufpi, 2020.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

26-11-2020