“Objetos biográficos de memória”: reconhecendo-se como agentes históricos a partir de aulas de prática de ensino de história

Autores

  • Giovani José da Silva Universidade Federal do Amapá (Unifap), Macapá-AP, Brasil

Resumo

A experiência de ensino refere-se ao conjunto de atividades desenvolvidas
no primeiro semestre letivo de 2016 na Universidade Federal do Amapá (Unifap), campus Marco Zero do Equador, localizada em Macapá, Amapá, Norte do Brasil. Uma turma de acadêmicos da licenciatura em História foi estimulada a estudar a disciplina Seminário de Prática de Ensino de História IV a partir da apresentação e da problematização dos chamados “objetos biográficos” ou “objetos biográficos de memória”. Dessa experiência resultaram produções diversas em que os acadêmicos puderam conhecer melhor a si mesmos e aos outros, além de elaborarem uma interpretação crítica sobre o seu lugar no mundo no tempo-espaço, em um exercício de alteridade e cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABUD, K. M. A História nossa de cada dia: saber escolar e saber acadêmico na sala de aula. In: MONTEIRO, A. M.; GASPARELLO, A. M.; MAGALHÃES, M. de S. (Org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 107-127.

ALMEIDA, J. R. de; AMORIM, M. A. B. V.; BARBOSA, X. de C. Performance e objeto biográfico: questões para a História Oral de vida. Oralidades: Revista de História Oral, São Paulo, n. 2, p. 101-109, jul./dez. 2007.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. 408 p.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2003. 255 p.

HAIGERT, C. G. Patrimônio cultural: interagindo com a comunidade. In: MILDER, S. E. S. (Org.). As várias faces do patrimônio. Santa Maria: Palotti, 2006. p. 141-167.

HOSKINS, J. Biographical objects: how things tell stories of people’s lives. New York: Routledge, 1998. 199 p.

MARTINS, I. de L. História e ensino de história: memória e identidades sociais. In: MONTEIRO, A. M.; GASPARELLO, A. M.; MAGALHÃES, M. de S. (Org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 13-21.

MORIN, V. El objeto biográfico. In: MOLES, A. et al. Los objetos. 2. ed. Buenos Aires: Tiempo Contemporáneo, 1974.

Downloads

Publicado

17-11-2016