Estudos em Avaliação Educacional https://publicacoes.fcc.org.br/eae <div class="gmail_default"> <p>Foi criada em 1990, como desenvolvimento da revista Educação e Seleção (1980-1989), e até 2020 era uma revista quadrimestral, tornando-se uma publicação contínua em 2021. Publica trabalhos relacionados com a avaliação educacional e a análise de políticas e programas que dialogam com a avaliação e/ou venham a subsidiar estudos avaliativos, acolhendo trabalhos originários de diferentes áreas das ciências humanas, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate acadêmico.</p> <p><em>Estudos em Avaliação Educacional</em> é A1 no Qualis Periódicos 2017-2020.</p> <p>ISSN: 0103-6831 | e-ISSN: 1984-932X</p> </div> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <p>a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br">Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0)</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p> <p>b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p> <p>c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja <a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a>).</p> eae@fcc.org.br (Nelson Gimenes) eae@fcc.org.br (Camila Maria Camargo de Oliveira) Tue, 28 Jan 2025 12:14:03 -0300 OJS 3.3.0.19 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Avaliação da educação profissional nos institutos federais: Mapeamento sistemático https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10289 <p>O objetivo deste mapeamento sistemático de literatura (MSL) foi identificar as abordagens de avaliação mais comuns no ensino profissional, as contribuições e os desafios do processo de avaliação, a análise do momento em que elas são realizadas e a compreensão das implicações dos resultados na melhoria e no aprimoramento desses cursos. Para a realização do MSL, foram pesquisados artigos em revistas acadêmicas publicados nos últimos 10 anos (2012-2022) nas bases de dados B-On, SciELO e Scopus. As informações indicam que as avaliações dos programas ou cursos são geralmente realizadas por meio de questionários e entrevistas no final da formação. Os estudos explorados nesta pesquisa não apresentam maiores detalhamentos para identificar como esses resultados são usados nos ajustes curriculares.</p> Luciana Conceição Argôlo Correia, Alexandre Ventura, Thiago Souto Mendes Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10289 Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 -0300 A institucionalização de métricas de impacto social: O caso da Unifesp https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10295 <p>Este artigo apresenta um <em>framework</em> para institucionalização de métricas de impacto social (MIS) para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Fundamenta-se no institucionalismo sociológico e na dinâmica do <em>ranking</em> Times Higher Education (THE), bem como articula as políticas universitárias com os ODS e alinha as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura como interface dialógica com a sociedade. Os métodos de <em>design</em>, de <em>design science research</em> e dos pilares analíticos de Scott (regulativo, normativo e cultural-cognitivo) são utilizados. Como resultado, foi desenvolvido um <em>framework</em> MIS-Unifesp que estabelece princípios de análise institucional pautados em métricas.</p> Gabriela de Brelaz, Izabel Patrícia Meister, Vanderlin Amorim Palmeira Júnior, Guilherme Sydow Nunes Bueno Brandão, Lidiane Cristina da Silva, Alexsandro Cardoso Carvalho Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10295 Thu, 20 Feb 2025 00:00:00 -0300 Sobre como medir diferenças de resultados no ensino https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10663 <p>O artigo mostra que é inapropriado usar a divergência de Kullback-Leibler para comparar distribuições de notas de avaliações de aprendizagem, como é feito em vários trabalhos publicados. Argumenta-se, nesta pesquisa, que, havendo interesse em avaliar a desigualdade de distribuições de notas ou de escolaridades, é razoável utilizar uma medida usual de desigualdade como o índice de Gini. O artigo mostra também que é inapropriado usar a divergência de Kullback-Leibler como medida de desigualdade de notas entre categorias de estudantes. Para ilustrar o uso de diversas medidas e procedimentos estatísticos, é feita uma análise da distribuição da escolaridade das pessoas ocupadas no Brasil e nas unidades da Federação, usando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022.</p> Rodolfo Hoffmann Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10663 Thu, 13 Feb 2025 00:00:00 -0300 Questionários contextuais do Pisa em pesquisas educativas: Revisão sistemática https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10949 <p>Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura em periódicos, utilizando o método Prisma, para analisar produções acadêmicas que empregam questionários contextuais do Programme for International Student Assessment (Pisa). Foram selecionados 22 artigos, classificados em três categorias de análises: desempenho educacional de estudantes; fatores ambientais, socioemocionais e políticos; e qualidade psicométrica. Os estudos abordam diversas perspectivas em variados contextos, com foco predominante no uso do questionário do estudante como instrumento de análise. Destaca-se o número expressivo de estudos comparativos entre países. Contudo, são reduzidas as análises desenvolvidas no contexto sul-americano.</p> Talita Emidio Andrade Soares, Wagner dos Santos Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10949 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 O programa “Ação Saberes Indígenas na Escola”: Uma avaliação processual https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10993 <p>O artigo apresenta uma avaliação processual do programa “Ação Saberes Indígenas na Escola” (Asie), examinando sua trajetória e com base na percepção dos participantes, resultados preliminares, dificuldades e recomendações. A metodologia abrangeu coleta em fontes secundárias (bibliográficas, documentos, legislação) e pesquisa de dados primários (formulários <em>on-line</em> e entrevistas semiestruturadas). Concluiu-se que a Asie, alinhando-se aos pressupostos da educação escolar indígena, promove resgate da cultura e do saber dos anciãos, além do aprendizado mútuo e da articulação entre as aldeias. Os obstáculos envolveram desafios para maior participação, instabilidade financeira decorrente das mudanças de governo e questões operacionais associadas à distância das e entre as comunidades.</p> Marina Araujo Vargas, Letícia Maria Schabbach Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10993 Mon, 07 Apr 2025 00:00:00 -0300 A avaliação das e para as aprendizagens: Percepções sobre conceitos e práticas https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11209 <p>O artigo apresenta uma investigação sobre as percepções de professores do 6º ano de escolaridade português acerca dos conceitos e das práticas de avaliação das e para as aprendizagens. Procuramos, assim, compreender as conceções dos referidos docentes sobre os conceitos e as práticas de avaliação das e para as aprendizagens e naquilo que se assemelhavam e diferenciavam. A investigação foi realizada com entrevista semiestruturada a esses professores e os resultados mostraram percepções da avaliação das aprendizagens numa lógica sumativa e da avaliação para as aprendizagens numa lógica formativa. Já sobre práticas, a avaliação para as aprendizagens era feita de forma pouco planeada, pouco estruturada e pouco refletida, sendo realizada, sobretudo, de forma intuitiva.</p> Carlos Alberto Ferreira, Elizabete Pereira Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11209 Wed, 02 Apr 2025 00:00:00 -0300 Instrumentos avaliativos em metodologias ativas: Revisão sistemática https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11269 <p>Este estudo identifica os instrumentos avaliativos usados para avaliar o aprendizado em metodologias ativas. Utilizou-se o método Prisma 2020, com fases de identificação, triagem e inclusão. As buscas realizadas em bases nacionais do Google Acadêmico e internacionais, como Eric, Science Direct, Scopus e Web of Science, após a triagem, compuseram o <em>corpus</em> da pesquisa com 19 artigos. Constatou-se que o uso de instrumentos avaliativos adequados é essencial para proporcionar um <em>feedback</em> contínuo, reforçando a autonomia e a responsabilidade dos estudantes pelo seu próprio aprendizado. Conclui-se que adaptar as práticas avaliativas de forma confiável em diferentes contextos culturais e educacionais promove uma educação de qualidade.</p> Simone Luzia Duma de Oliveira, Taciane da Cunha Rocha, Jéssica Cotrim da Silva, João Paulo Aires, Eloiza Aparecida Silva de Ávila de Matos, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11269 Mon, 07 Apr 2025 00:00:00 -0300 Avaliação mediada de crianças com idade entre 2 e 5 anos https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11294 <p>O texto apresenta um protocolo de avaliação para crianças com idades entre 2 e 5 anos e tem como base escalas de desenvolvimento: a Base Nacional Comum Curricular e currículo para a educação infantil. A pauta para o registro dos resultados abrange as áreas a serem avaliadas e os materiais necessários, bem como um espaço para anotações. Trata-se de uma proposta de avaliação mediada, na qual o(a) avaliador(a) atenta para as estratégias da criança, interfere e medeia de forma intencional e organizada, com vistas a compreender seus conhecimentos e habilidades reais e potenciais. Os resultados das avaliações realizadas até o momento indicam a viabilidade do instrumento para aplicação e sua contribuição para o planejamento de intervenções pedagógicas na fase pré-escolar.</p> Nerli Nonato Ribeiro Mori, Naira Natieli de Araújo Novello Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11294 Fri, 31 Jan 2025 00:00:00 -0300