https://publicacoes.fcc.org.br/eae/issue/feedEstudos em Avaliação Educacional2025-05-28T17:23:07-03:00Nelson Gimeneseae@fcc.org.brOpen Journal Systems<div class="gmail_default"> <p>Foi criada em 1990, como desenvolvimento da revista Educação e Seleção (1980-1989), e até 2020 era uma revista quadrimestral, tornando-se uma publicação contínua em 2021. Publica trabalhos relacionados com a avaliação educacional e a análise de políticas e programas que dialogam com a avaliação e/ou venham a subsidiar estudos avaliativos, acolhendo trabalhos originários de diferentes áreas das ciências humanas, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate acadêmico.</p> <p><em>Estudos em Avaliação Educacional</em> é A1 no Qualis Periódicos 2017-2020.</p> <p>ISSN: 0103-6831 | e-ISSN: 1984-932X</p> </div>https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10289Avaliação da educação profissional nos institutos federais: Mapeamento sistemático2025-03-31T15:36:47-03:00Luciana Conceição Argôlo Correiacorrei.luci@ua.ptAlexandre Venturaalexandre.ventura@ua.ptThiago Souto Mendesthiagosouto@ifba.edu.br<p>O objetivo deste mapeamento sistemático de literatura (MSL) foi identificar as abordagens de avaliação mais comuns no ensino profissional, as contribuições e os desafios do processo de avaliação, a análise do momento em que elas são realizadas e a compreensão das implicações dos resultados na melhoria e no aprimoramento desses cursos. Para a realização do MSL, foram pesquisados artigos em revistas acadêmicas publicados nos últimos 10 anos (2012-2022) nas bases de dados B-On, SciELO e Scopus. As informações indicam que as avaliações dos programas ou cursos são geralmente realizadas por meio de questionários e entrevistas no final da formação. Os estudos explorados nesta pesquisa não apresentam maiores detalhamentos para identificar como esses resultados são usados nos ajustes curriculares.</p>2025-03-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10295A institucionalização de métricas de impacto social: O caso da Unifesp2025-02-20T15:02:49-03:00Gabriela de Brelazgabriela.brelaz@unifesp.brIzabel Patrícia Meisteri.meister@unifesp.brVanderlin Amorim Palmeira Júniorvapjunior@unifesp.brGuilherme Sydow Nunes Bueno Brandãoguilherme.brandao@unifesp.brLidiane Cristina da Silvalidiane.cristina@unifesp.brAlexsandro Cardoso Carvalhoalexsandro.carvalho@unifesp.br<p>Este artigo apresenta um <em>framework</em> para institucionalização de métricas de impacto social (MIS) para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Fundamenta-se no institucionalismo sociológico e na dinâmica do <em>ranking</em> Times Higher Education (THE), bem como articula as políticas universitárias com os ODS e alinha as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura como interface dialógica com a sociedade. Os métodos de <em>design</em>, de <em>design science research</em> e dos pilares analíticos de Scott (regulativo, normativo e cultural-cognitivo) são utilizados. Como resultado, foi desenvolvido um <em>framework</em> MIS-Unifesp que estabelece princípios de análise institucional pautados em métricas.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10594O PNE 2014-2024 e as políticas federais para o ensino médio2025-05-22T17:20:56-03:00Maria Valéria Jacques de Medeirosmariavaleria.demedeiros@gmail.comDjailson Dantas de Medeirosdjailson.medeiros@fnde.gov.brRemi Castionikotipora@gmail.com<p>Discutem-se neste texto a Meta 3 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, referente ao ensino médio, e as políticas públicas federais implementadas para essa etapa de ensino. Foi realizada pesquisa documental em leis, portarias e resoluções, em bases dedados e painéis de monitoramento de órgãos do Ministério da Educação. Sistematizado um referencial teórico sobre governança, partiu-se para a análise dos resultados. As cinco políticas para o ensino médio implementadas com recursos financeiros não tiveram como foco o aumento da taxa de matrícula e a redução da evasão, objetivos principais da Meta. Diante do não alcance da Meta, recomendam-se uma governança para cada Meta do novo PNE e mecanismos que assegurem o direcionamento das políticas federais para as Metas definidas.</p>2025-05-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10663Sobre como medir diferenças de resultados no ensino2025-02-13T12:00:46-03:00Rodolfo Hoffmannhoffmannr@usp.br<p>O artigo mostra que é inapropriado usar a divergência de Kullback-Leibler para comparar distribuições de notas de avaliações de aprendizagem, como é feito em vários trabalhos publicados. Argumenta-se, nesta pesquisa, que, havendo interesse em avaliar a desigualdade de distribuições de notas ou de escolaridades, é razoável utilizar uma medida usual de desigualdade como o índice de Gini. O artigo mostra também que é inapropriado usar a divergência de Kullback-Leibler como medida de desigualdade de notas entre categorias de estudantes. Para ilustrar o uso de diversas medidas e procedimentos estatísticos, é feita uma análise da distribuição da escolaridade das pessoas ocupadas no Brasil e nas unidades da Federação, usando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022.</p>2025-02-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10949Questionários contextuais do Pisa em pesquisas educativas: Revisão sistemática2025-01-28T12:30:37-03:00Talita Emidio Andrade Soarestalita.emidio@ifsuldeminas.edu.brWagner dos Santoswagner.santos@ufes.br<p>Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura em periódicos, utilizando o método Prisma, para analisar produções acadêmicas que empregam questionários contextuais do Programme for International Student Assessment (Pisa). Foram selecionados 22 artigos, classificados em três categorias de análises: desempenho educacional de estudantes; fatores ambientais, socioemocionais e políticos; e qualidade psicométrica. Os estudos abordam diversas perspectivas em variados contextos, com foco predominante no uso do questionário do estudante como instrumento de análise. Destaca-se o número expressivo de estudos comparativos entre países. Contudo, são reduzidas as análises desenvolvidas no contexto sul-americano.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10993O programa “Ação Saberes Indígenas na Escola”: Uma avaliação processual2025-04-07T17:34:48-03:00Marina Araujo Vargasmarina.varg@hotmail.comLetícia Maria Schabbachleticiams65@gmail.com<p>O artigo apresenta uma avaliação processual do programa “Ação Saberes Indígenas na Escola” (Asie), examinando sua trajetória e com base na percepção dos participantes, resultados preliminares, dificuldades e recomendações. A metodologia abrangeu coleta em fontes secundárias (bibliográficas, documentos, legislação) e pesquisa de dados primários (formulários <em>on-line</em> e entrevistas semiestruturadas). Concluiu-se que a Asie, alinhando-se aos pressupostos da educação escolar indígena, promove resgate da cultura e do saber dos anciãos, além do aprendizado mútuo e da articulação entre as aldeias. Os obstáculos envolveram desafios para maior participação, instabilidade financeira decorrente das mudanças de governo e questões operacionais associadas à distância das e entre as comunidades.</p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11209A avaliação das e para as aprendizagens: Percepções sobre conceitos e práticas2025-04-02T09:53:50-03:00Carlos Alberto Ferreiracaferreira@utad.ptElizabete Pereiraelizabtpereira@gmail.com<p>O artigo apresenta uma investigação sobre as percepções de professores do 6º ano de escolaridade português acerca dos conceitos e das práticas de avaliação das e para as aprendizagens. Procuramos, assim, compreender as conceções dos referidos docentes sobre os conceitos e as práticas de avaliação das e para as aprendizagens e naquilo que se assemelhavam e diferenciavam. A investigação foi realizada com entrevista semiestruturada a esses professores e os resultados mostraram percepções da avaliação das aprendizagens numa lógica sumativa e da avaliação para as aprendizagens numa lógica formativa. Já sobre práticas, a avaliação para as aprendizagens era feita de forma pouco planeada, pouco estruturada e pouco refletida, sendo realizada, sobretudo, de forma intuitiva.</p>2025-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11269Instrumentos avaliativos em metodologias ativas: Revisão sistemática2025-04-07T10:14:17-03:00Simone Luzia Duma de Oliveirasimoneduma23@gmail.comTaciane da Cunha Rochataci-cunha@live.comJéssica Cotrim da Silvajeh_cotrim@hotmail.comJoão Paulo Airesjoao@utfpr.edu.brEloiza Aparecida Silva de Ávila de Matoselomatos@utfpr.edu.brNilcéia Aparecida Maciel Pinheironilceia@utfpr.edu.br<p>Este estudo identifica os instrumentos avaliativos usados para avaliar o aprendizado em metodologias ativas. Utilizou-se o método Prisma 2020, com fases de identificação, triagem e inclusão. As buscas realizadas em bases nacionais do Google Acadêmico e internacionais, como Eric, Science Direct, Scopus e Web of Science, após a triagem, compuseram o <em>corpus</em> da pesquisa com 19 artigos. Constatou-se que o uso de instrumentos avaliativos adequados é essencial para proporcionar um <em>feedback</em> contínuo, reforçando a autonomia e a responsabilidade dos estudantes pelo seu próprio aprendizado. Conclui-se que adaptar as práticas avaliativas de forma confiável em diferentes contextos culturais e educacionais promove uma educação de qualidade.</p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11294Avaliação mediada de crianças com idade entre 2 e 5 anos2025-01-31T11:41:45-03:00Nerli Nonato Ribeiro Morinnrmori@uem.brNaira Natieli de Araújo Novellonaira.natiele@hotmail.com<p>O texto apresenta um protocolo de avaliação para crianças com idades entre 2 e 5 anos e tem como base escalas de desenvolvimento: a Base Nacional Comum Curricular e currículo para a educação infantil. A pauta para o registro dos resultados abrange as áreas a serem avaliadas e os materiais necessários, bem como um espaço para anotações. Trata-se de uma proposta de avaliação mediada, na qual o(a) avaliador(a) atenta para as estratégias da criança, interfere e medeia de forma intencional e organizada, com vistas a compreender seus conhecimentos e habilidades reais e potenciais. Os resultados das avaliações realizadas até o momento indicam a viabilidade do instrumento para aplicação e sua contribuição para o planejamento de intervenções pedagógicas na fase pré-escolar.</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11463Exame de proficiência para professores de língua estrangeira: Histórico e avanços2025-05-28T17:23:07-03:00Douglas Altamiro Consolodouglas.consolo@unesp.brCamila Sthéfanie Colombocamilacolombo@ifsp.edu.brRodrigo Nascimento de Queirozrodrigo.queiroz@unir.br<p>Apresentam-se, neste artigo, aspectos basilares da constituição do Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras (Epple), a partir de sua trajetória histórica, de produções acadêmico-científicas e das potencialidades de avanços na continuidade desse projeto. O artigo constitui um diálogo com pesquisadores de avaliação de línguas, ao situar reflexões sobre alguns aspectos, como (i) formação e competências de professores de línguas e (ii) qualidade da proficiência linguístico-comunicativo-pedagógica de professores de línguas. As caracterizações da linguagem dos professores nos contextos de pesquisas sobre o Epple fortalecem o escopo temático da avaliação quanto à aplicação de exames que pretendem retratar a realidade sociocultural da formação profissional das licenciaturas no Brasil.</p>2025-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11489Letramento em avaliação: Formação de avaliadores da parte escrita do Celpe-Bras2025-05-19T15:27:15-03:00Margarete Schlattermargarete.schlatter@gmail.comJuliana Roquele Schoffenjulianaschoffen@gmail.comGabrielle Rodrigues Siriannigabirsirianni@gmail.comGiovana Lazzaretti Segatgiovanalsegat@gmail.com<p>Este trabalho apresenta o curso autoformativo para avaliadores da parte escrita do exame Celpe-Bras. São explicitados os objetivos, as bases teóricas e a abordagem metodológica utilizada nas atividades propostas, apontando seu potencial para o desenvolvimento do letramento em avaliação de avaliadores e de professores de português como língua adicional. Orientadas por um desenho de prática-reflexão-prática, as atividades do curso fornecem oportunidades para os cursistas experienciarem os procedimentos avaliativos e relacioná-los ao construto do exame. Os conteúdos do curso e a abordagem metodológica proposta projetam a aprendizagem por meio da reflexão sobre a prática de avaliação, trazendo subsídios teóricos e metodológicos para o ensino e a avaliação de produção textual.</p>2025-05-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional