https://publicacoes.fcc.org.br/eae/issue/feedEstudos em Avaliação Educacional2025-02-20T15:02:49-03:00Nelson Gimeneseae@fcc.org.brOpen Journal Systems<div class="gmail_default"> <p>Foi criada em 1990, como desenvolvimento da revista Educação e Seleção (1980-1989), e até 2020 era uma revista quadrimestral, tornando-se uma publicação contínua em 2021. Publica trabalhos relacionados com a avaliação educacional e a análise de políticas e programas que dialogam com a avaliação e/ou venham a subsidiar estudos avaliativos, acolhendo trabalhos originários de diferentes áreas das ciências humanas, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate acadêmico.</p> <p><em>Estudos em Avaliação Educacional</em> é A1 no Qualis Periódicos 2017-2020.</p> <p>ISSN: 0103-6831 | e-ISSN: 1984-932X</p> </div>https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10295A institucionalização de métricas de impacto social: O caso da Unifesp2025-02-20T15:02:49-03:00Gabriela de Brelazgabriela.brelaz@unifesp.brIzabel Patrícia Meisteri.meister@unifesp.brVanderlin Amorim Palmeira Júniorvapjunior@unifesp.brGuilherme Sydow Nunes Bueno Brandãoguilherme.brandao@unifesp.brLidiane Cristina da Silvalidiane.cristina@unifesp.brAlexsandro Cardoso Carvalhoalexsandro.carvalho@unifesp.br<p>Este artigo apresenta um <em>framework</em> para institucionalização de métricas de impacto social (MIS) para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Fundamenta-se no institucionalismo sociológico e na dinâmica do <em>ranking</em> Times Higher Education (THE), bem como articula as políticas universitárias com os ODS e alinha as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura como interface dialógica com a sociedade. Os métodos de <em>design</em>, de <em>design science research</em> e dos pilares analíticos de Scott (regulativo, normativo e cultural-cognitivo) são utilizados. Como resultado, foi desenvolvido um <em>framework</em> MIS-Unifesp que estabelece princípios de análise institucional pautados em métricas.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10663Sobre como medir diferenças de resultados no ensino2025-02-13T12:00:46-03:00Rodolfo Hoffmannhoffmannr@usp.br<p>O artigo mostra que é inapropriado usar a divergência de Kullback-Leibler para comparar distribuições de notas de avaliações de aprendizagem, como é feito em vários trabalhos publicados. Argumenta-se, nesta pesquisa, que, havendo interesse em avaliar a desigualdade de distribuições de notas ou de escolaridades, é razoável utilizar uma medida usual de desigualdade como o índice de Gini. O artigo mostra também que é inapropriado usar a divergência de Kullback-Leibler como medida de desigualdade de notas entre categorias de estudantes. Para ilustrar o uso de diversas medidas e procedimentos estatísticos, é feita uma análise da distribuição da escolaridade das pessoas ocupadas no Brasil e nas unidades da Federação, usando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022.</p>2025-02-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10949Questionários contextuais do Pisa em pesquisas educativas: Revisão sistemática2025-01-28T12:30:37-03:00Talita Emidio Andrade Soarestalita.emidio@ifsuldeminas.edu.brWagner dos Santoswagner.santos@ufes.br<p>Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura em periódicos, utilizando o método Prisma, para analisar produções acadêmicas que empregam questionários contextuais do Programme for International Student Assessment (Pisa). Foram selecionados 22 artigos, classificados em três categorias de análises: desempenho educacional de estudantes; fatores ambientais, socioemocionais e políticos; e qualidade psicométrica. Os estudos abordam diversas perspectivas em variados contextos, com foco predominante no uso do questionário do estudante como instrumento de análise. Destaca-se o número expressivo de estudos comparativos entre países. Contudo, são reduzidas as análises desenvolvidas no contexto sul-americano.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/11294Avaliação mediada de crianças com idade entre 2 e 5 anos2025-01-31T11:41:45-03:00Nerli Nonato Ribeiro Morinnrmori@uem.brNaira Natieli de Araújo Novellonaira.natiele@hotmail.com<p>O texto apresenta um protocolo de avaliação para crianças com idades entre 2 e 5 anos e tem como base escalas de desenvolvimento: a Base Nacional Comum Curricular e currículo para a educação infantil. A pauta para o registro dos resultados abrange as áreas a serem avaliadas e os materiais necessários, bem como um espaço para anotações. Trata-se de uma proposta de avaliação mediada, na qual o(a) avaliador(a) atenta para as estratégias da criança, interfere e medeia de forma intencional e organizada, com vistas a compreender seus conhecimentos e habilidades reais e potenciais. Os resultados das avaliações realizadas até o momento indicam a viabilidade do instrumento para aplicação e sua contribuição para o planejamento de intervenções pedagógicas na fase pré-escolar.</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional