Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae235320121918Palavras-chave:
Educação, Alfabetização, Desigualdades Regionais, ProalfaResumo
Esse trabalho analisou os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização nos anos de 2006 e 2010 e a evolução das desigualdades regionais entre escolas e entre os alunos da rede pública de Minas Gerais. Seus resultados indicam que no período estudado os alunos aumentaram consideravelmente sua alfabetização. Porém esse resultado representa uma média das proficiências dos estudantes e não leva em conta como estes se distribuem, deixando de lado, portanto, as desigualdades entre as regiões, as escolas e os próprios alunos. Com o objetivo de apontar tais diferenças, este trabalho analisou a evolução dos níveis de proficiência entre as regiões, entre os estudantes e entre as escolas. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diminuição da desigualdade entre as regiões de Minas e entre os alunos, mas a diferença entre as escolas aumentou.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).