Cadernos de Pesquisa https://publicacoes.fcc.org.br/cp <p>Desde 1971, a revista <strong>Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)</strong> divulga a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas.</p> <p><strong>Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)</strong> é A1 em Educação no Qualis Capes.</p> <p>ISSN: 0100-1574 (impresso) | e-ISSN: 1980-5314</p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <p>a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p> <p>b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p> <p>c. 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A fim de caracterizar os processos reflexivos da comunidade, são realizados grupos de discussão nos quais são analisadas gravações das aulas dos formadores. Mediante uma análise de conteúdo identificamos dois tipos de intervenções preponderantes na reflexão dialógica: perguntas que levam a aprofundar a prática do outro e avaliações de seus aspectos significativos. Além disso, os aspectos pedagógicos da sala de aula e seu vínculo a elementos teóricos parecem caracterizar o conteúdo da reflexão. Esses processos reflexivos permitem ressignificar a prática dos formadores e mostram potencial em seu desenvolvimento professional.</p> Carolina Martínez-Galaz, Carolina Henríquez-Rivas, Nuria Climent-Rodríguez, Carlos Vanegas-Ortega, Luz Mejía-Aristizabal Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10065 Fri, 26 Apr 2024 00:00:00 -0300 Programa de Inovação Educação Conectada: Política de ampliação do capital https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10079 <p>A pesquisa em tela teve como objetivo compreender os fundamentos teóricos que orientam o Programa de Inovação Educação Conectada. Tendo como método de pesquisa o materialismo histórico-dialético, foi realizada uma análise documental nos documentos oficiais disponíveis no <em>site </em>do Programa. Os dados deste estudo nos possibilitam compreender que os fundamentos teóricos presentes no Programa corroboram a perspectiva neoliberal para a educação. Em função disso, as lógicas determinista e instrumental são as preponderantes na fundamentação do Programa e no modo como busca estabelecer as relações entre as tecnologias e a educação. Além disso, esse mesmo Programa, sob a égide da inovação, abre caminho para ampliar as possibilidades de parcerias público-privadas.</p> Marcos Antonio Alves Filho, Júlia Cavasin Oliveira, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10079 Tue, 14 May 2024 00:00:00 -0300 Ressignificação da avaliação-aprendizagem como prática de liberdade https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10121 <p>O objetivo do estudo é descrever a ressignificação das compreensões de docentes em formação inicial no tocante à avaliação. Este estudo de caso utilizou uma metodologia qualitativa de alcance exploratório-descritivo. Participaram 29 docentes em formação de uma universidade chilena. A coleta de informação se desenvolveu por meio de entrevistas antes e depois da implementação de um processo formativo baseado no enfoque da avaliação como aprendizagem. Evidenciam-se mudanças em compreensões e práticas, em particular os docentes em formação tomam consciência do caráter social e contínuo da avaliação. Conclui-se que o avaliar-aprender como prática de liberdade emerge de espaços colaborativos e democráticos e implicam uma libertação do medo do erro e da necessidade do controle externo.</p> Andrea Alejandra Rodríguez-Venegas, Carolina Pilar Villagra-Bravo, Omar Andrés Aravena-Kenigs Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10121 Wed, 03 Apr 2024 00:00:00 -0300 Pesquisa e inovação responsáveis na área da educação: Uma revisão sistemática https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10125 <p>Esta revisão sistemática busca identificar quais procedimentos metodológicos são adotados em estudos empíricos sobre pesquisa e inovação responsáveis em educação. Ao total, 5 teses, 3 dissertações e 31 artigos científicos foram extraídos das bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, SciELO, Eric e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Após a análise desses estudos no <em>software </em>Mendeley, apenas 19 atenderam aos critérios de inclusão. Conclui-se que mais pesquisas são necessárias sobre essa temática na área da educação, resultando em uma sociedade na qual as práticas de pesquisa e inovação visem a alcançar resultados sustentáveis, eticamente aceitáveis e socialmente desejáveis.</p> Jéssica Karollayne Pinheiro Lopes , Patrícia Lupion Torres Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10125 Wed, 03 Apr 2024 00:00:00 -0300 O currículo como espaço de acolhimento https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10442 <p>Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo qualitativo que explorou os modos de existência de um grupo de alunos em um contexto escolar na cidade de Medellín. Os métodos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas e narrativas visuais. A partir da análise temática, é possível dar sentido ao currículo como um espaço acolhedor onde <em>a flexibilidade, a hospitalidade </em>e <em>a familiaridade </em>se destacam como características fundamentais nas interações do cotidiano escolar. Destaca-se a força das propostas educativas flexíveis para os alunos deslocados involuntariamente, pois propõem elementos que formam um espaço que os acolhe com suas histórias pessoais e facilita seu (re)encontro com a escola.</p> Susana Yepes-Cardona, Élida Giraldo-Gil Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10442 Fri, 15 Mar 2024 00:00:00 -0300 Desigualdades de gênero em STEM: O caso das acadêmicas universitárias no Chile https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10649 <p>A partir de um quadro conceitual, procuramos compreender as desigualdades que as mulheres acadêmicas vivenciam na área STEM, considerando os diferentes mecanismos de subalternidade das mulheres. Adotamos uma perspectiva de gênero para compreender as configurações estruturais e de poder que afetam as mulheres, bem como uma perspectiva interseccional dada a configuração complexa e dinâmica de uma série de eixos de desigualdade que impactam as experiências das acadêmicas. Do ponto de vista técnico, revisamos fontes secundárias, especialmente periódicos indexados. Basicamente, destacamos a articulação entre regime de gênero e regime acadêmico como mecanismo de sujeição que transforma as universidades em espaços de produção e reprodução das desigualdades de gênero.</p> Claudia González-Cid Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10649 Fri, 15 Mar 2024 00:00:00 -0300 Arte-educação por meio da democracia nos institutos federais https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10341 <p>Este texto relata uma pesquisa que buscou compreender a relação entre arte e educação democrática no âmbito dos institutos federais em contexto reacionário. Investigaram-se, com base na análise documental e na análise de conteúdo, 24 “textos completos” sobre ações de ensino/pesquisa/extensão em Arte nos institutos federais, publicados nos Anais do II, III e IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. Os dados analisados indicam que os “textos completos” dos Anais reverberam a relação entre arte e educação democrática no âmbito da perspectiva da educação por meio da democracia, levando à defesa de que eles constituem um conjunto de documentos que expressa a resistência da arte nos institutos federais em contexto reacionário.</p> Charles Immianovsky Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10341 Fri, 09 Feb 2024 00:00:00 -0300 A inovação em uma escola vulnerável: Uma experiência de pesquisa-ação https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10358 <p>Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é contribuir para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras por meio da instalação de um laboratório de experimentação pedagógica (LAP) em uma escola chilena vulnerável. De acordo com os princípios da pesquisa-ação, foram realizadas 15 atividades formativas sobre práticas inovadoras e instalou-se uma sala especializada. Paralelamente realizaram-se entrevistas, grupos focais e avaliações de processo. Os resultados mostram o seguinte: (1) o potencial da mudança pedagógica; (2) novas formas de habitar o espaço das classes; (3) a avaliação da experimentação pedagógica. Conclui-se que a inovação deve ser um projeto escolar e deve promover uma ampla perspectiva para entender a aprendizagem.</p> Carmen Gloria Garrido-Fonseca, René Valdés-Morales, Beatriz Parra-Vásquez Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10358 Wed, 31 Jan 2024 00:00:00 -0300 Intersetorialidade e transversalidade: Análise do Brasil Carinhoso (2012-2015) https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10394 <p>Nosso propósito é analisar o Brasil Carinhoso, de 2012 a 2015, a partir das lentes teóricas da transversalidade e da intersetorialidade, destacando, ainda, as dimensões do cuidado. O Brasil Carinhoso foi uma iniciativa federal voltada ao desenvolvimento infantil, articulando educação, saúde, assistência social e nutrição. Com base em uma análise qualitativa de documentos oficiais e de entrevistas, evidenciamos uma concepção intersetorial do programa, abrangendo inovações no financiamento e na gestão, ainda que sua implementação tenha sido, em grande medida, setorial. A transversalidade de gênero não foi identificada, nem mesmo na concepção da iniciativa analisada, especialmente porque as abordagens de cuidado do Brasil Carinhoso deixam de considerar quem cuida, enfocando apenas quem é cuidado.</p> Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Mariana Mazzini Marcondes, Marta Ferreira Santos Farah Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10394 Mon, 04 Mar 2024 00:00:00 -0300 Fatores que impedem que as mulheres acadêmicas obtenham pós-graduação https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10605 <p>O estudo identifica as dificuldades enfrentadas pelas universitárias para obter pós-graduação. De natureza qualitativa, a pesquisa coletou experiências de estudantes que não possuem pós-graduação, realizando uma amostragem teórica, com entrevistas semiestruturadas. Os resultados da análise apontam dificuldades econômicas para financiar uma pós-graduação; a exigência de especialização não docente, uma vez que a academia não é sua principal fonte de trabalho; a maternidade e a criação dos filhos, que exigem maior dedicação; e o pouco tempo disponível. Conclui-se que essas barreiras poderiam ser superadas com maior apoio à carreira docente, uma vez que, até o momento, ela é considerada um espaço enriquecedor profissionalmente, mas que demanda muito tempo e oferece escassa recompensa econômica.</p> Andrea Fuentes Ortega, Edith Fuentes Ortega, Elisa Fuentes Ortega Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10605 Fri, 02 Feb 2024 00:00:00 -0300 A subjetividade da experiência de ser negro https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10859 Agenor Lopes Filho, Sônia Regina da Luz Matos Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10859 Fri, 05 Apr 2024 00:00:00 -0300 O sistema público de ensino frente ao neoliberalismo na Espanha e no Brasil https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10851 Victor Hugo da Silva Vasconcellos Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10851 Mon, 04 Mar 2024 00:00:00 -0300