https://publicacoes.fcc.org.br/cp/issue/feedCadernos de Pesquisa2024-04-11T10:21:26-03:00Adélia Maria Mariano da Silva Ferreiracadpesq@fcc.org.brOpen Journal Systems<p>Desde 1971, a revista <strong>Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)</strong> divulga a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas.</p> <p><strong>Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)</strong> é A1 em Educação no Qualis Capes.</p> <p>ISSN: 0100-1574 (impresso) | e-ISSN: 1980-5314</p>https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10065Reflexão colaborativa de didatas com base em um self-study interinstitucional2024-01-10T16:18:10-03:00Carolina Martínez-Galazcmartinezg@ucm.clCarolina Henríquez-Rivaschenriquezr@ucm.clNuria Climent-Rodríguezcliment@uhu.esCarlos Vanegas-Ortegacmariov@gmail.comLuz Mejía-Aristizaballuz.mejia@udea.edu.co<p>Apresenta-se um <em>self-study </em>exploratório com cinco formadores de professores especialistas em didática das ciências e da matemática de diversos países. A fim de caracterizar os processos reflexivos da comunidade, são realizados grupos de discussão nos quais são analisadas gravações das aulas dos formadores. Mediante uma análise de conteúdo identificamos dois tipos de intervenções preponderantes na reflexão dialógica: perguntas que levam a aprofundar a prática do outro e avaliações de seus aspectos significativos. Além disso, os aspectos pedagógicos da sala de aula e seu vínculo a elementos teóricos parecem caracterizar o conteúdo da reflexão. Esses processos reflexivos permitem ressignificar a prática dos formadores e mostram potencial em seu desenvolvimento professional.</p>2024-04-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10079Programa de Inovação Educação Conectada: Política de ampliação do capital2024-02-07T15:26:10-03:00Marcos Antonio Alves Filhomarcosantonio_12@hotmail.comJúlia Cavasin Oliveirajuliacavasinoliveira@gmail.comAdda Daniela Lima Figueiredo Echalaradda.daniela@ufg.br<p>A pesquisa em tela teve como objetivo compreender os fundamentos teóricos que orientam o Programa de Inovação Educação Conectada. Tendo como método de pesquisa o materialismo histórico-dialético, foi realizada uma análise documental nos documentos oficiais disponíveis no <em>site </em>do Programa. Os dados deste estudo nos possibilitam compreender que os fundamentos teóricos presentes no Programa corroboram a perspectiva neoliberal para a educação. Em função disso, as lógicas determinista e instrumental são as preponderantes na fundamentação do Programa e no modo como busca estabelecer as relações entre as tecnologias e a educação. Além disso, esse mesmo Programa, sob a égide da inovação, abre caminho para ampliar as possibilidades de parcerias público-privadas.</p>2024-05-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10121Ressignificação da avaliação-aprendizagem como prática de liberdade2023-10-31T11:34:33-03:00Andrea Alejandra Rodríguez-Venegasarodriguez@uct.clCarolina Pilar Villagra-Bravocvillagrab@ucsh.clOmar Andrés Aravena-Kenigsoaravena@uct.cl<p>O objetivo do estudo é descrever a ressignificação das compreensões de docentes em formação inicial no tocante à avaliação. Este estudo de caso utilizou uma metodologia qualitativa de alcance exploratório-descritivo. Participaram 29 docentes em formação de uma universidade chilena. A coleta de informação se desenvolveu por meio de entrevistas antes e depois da implementação de um processo formativo baseado no enfoque da avaliação como aprendizagem. Evidenciam-se mudanças em compreensões e práticas, em particular os docentes em formação tomam consciência do caráter social e contínuo da avaliação. Conclui-se que o avaliar-aprender como prática de liberdade emerge de espaços colaborativos e democráticos e implicam uma libertação do medo do erro e da necessidade do controle externo.</p>2024-04-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10125Pesquisa e inovação responsáveis na área da educação: Uma revisão sistemática2024-01-11T14:53:41-03:00Jéssica Karollayne Pinheiro Lopes karollayne.pl@hotmail.comPatrícia Lupion Torrespatorres@terra.com.br<p>Esta revisão sistemática busca identificar quais procedimentos metodológicos são adotados em estudos empíricos sobre pesquisa e inovação responsáveis em educação. Ao total, 5 teses, 3 dissertações e 31 artigos científicos foram extraídos das bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, SciELO, Eric e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Após a análise desses estudos no <em>software </em>Mendeley, apenas 19 atenderam aos critérios de inclusão. Conclui-se que mais pesquisas são necessárias sobre essa temática na área da educação, resultando em uma sociedade na qual as práticas de pesquisa e inovação visem a alcançar resultados sustentáveis, eticamente aceitáveis e socialmente desejáveis.</p>2024-04-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10374Experiência escolar no ensino médio noturno: Uma análise comparativa2024-01-16T09:04:33-03:00Hamanda Ponteshamandapontes1@gmail.comWivian Wellerwivian@unb.br<p>O artigo analisa a experiência escolar no ensino médio noturno de jovens estudantes matriculadas na modalidade regular. Foram realizados oito grupos de discussão com estudantes mulheres, de duas escolas públicas do Distrito Federal, interpretados a partir do método documentário. Os resultados da análise comparativa constataram que a construção da experiência escolar durante o ensino médio noturno, e o conjunto de práticas que a fundamenta, está estruturada por um quadro de orientação constituído empiricamente na relação de conflito que se estabelece entre um padrão institucionalizado de desenvolvimento da carreira escolar e o <em>habitus </em>das estudantes. O problema do desajuste habitual conecta diferentes estudantes do período noturno a um mesmo espaço conjuntivo de experiência.</p>2024-06-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10442O currículo como espaço de acolhimento2023-10-24T12:26:13-03:00Susana Yepes-Cardonasusana.yepes@udea.edu.coÉlida Giraldo-Gilelida.giraldo@udea.edu.co<p>Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo qualitativo que explorou os modos de existência de um grupo de alunos em um contexto escolar na cidade de Medellín. Os métodos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, narrativas escritas e narrativas visuais. A partir da análise temática, é possível dar sentido ao currículo como um espaço acolhedor onde <em>a flexibilidade, a hospitalidade </em>e <em>a familiaridade </em>se destacam como características fundamentais nas interações do cotidiano escolar. Destaca-se a força das propostas educativas flexíveis para os alunos deslocados involuntariamente, pois propõem elementos que formam um espaço que os acolhe com suas histórias pessoais e facilita seu (re)encontro com a escola.</p>2024-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10528Violência escolar no Chile: Desafios a partir da visão docente2024-04-11T09:31:16-03:00Nibaldo Benavides-Morenonbenavides@utalca.clSebastián Donoso-Díazsebastian.donoso@uss.clDaniel Reyes-Arayadreyes@utalca.clViviana Salas Pozovivianasalaspozo.psicologia@gmail.com<p>Há mais de uma década o Chile impulsiona políticas públicas para reduzir episódios de violência escolar, sobretudo na dimensão identificada como violência da escola. São revistos os alcances do fenômeno e da transcendência das estratégias governamentais de atenção para a docência – como atividade fundamental das atividades escolares. O estudo qualitativo exploratório é baseado em entrevistas a professores de escolas particulares subvencionadas da região de Maule. A análise evidencia o pensamento e as dinâmicas docentes, identificando diversos pontos críticos, que no caso de serem atendidos incidiriam na diminuição da problemática. Finalmente, são formuladas propostas políticas que oferecem orientação e apoio à ação docente nos centros educativos.</p>2024-06-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10610Pessoas com deficiência e as cotas do Sisu: Mapeamento dos critérios de elegibilidade2024-01-23T12:07:46-03:00Adriana Pagaimeapagaime@fcc.org.brRosângela Gavioli Prietorosangel@usp.br<p>Esta pesquisa, exploratória e de análise documental, mapeou os critérios de elegibilidade à política de cotas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para estudantes com deficiência, estabelecidos por 62 universidades federais. Foram analisados os editais e os termos de adesão dos processos seletivos de 2019, a partir dos fundamentos do modelo social de deficiência, da <em>Convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência </em>e da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Os resultados indicam que as normas se alinham ao modelo médico e desconsideram a concepção da Convenção e da LBI. Apesar de ser um processo unificado, há significativas diferenças nos critérios e exigências para a comprovação da deficiência em cada universidade, o que pode concorrer para a fragilização da política e da segurança jurídica aos candidatos.</p>2024-06-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10634Topografia da formação de professores de História na Amazônia brasileira2024-04-11T10:21:26-03:00Mauro Cezar Coelhomauroccoelho@yahoo.com.brItalo Luis Souza de Souzasouzaitalosouza@hotmail.com<p>O artigo situa os cursos de licenciatura em História localizados na Amazônia, de modo a verificar como eles encaminham a formação de professores. Assume como referência os estudos topográficos, pois percebe os cursos como “terrenos”. O “terreno”, então, é entendido por meio de alguns dos elementos que o constituem: os projetos político-pedagógicos (PPPs) de 10 instituições de ensino superior, totalizando 13 <em>campi</em>, localizadas no Norte do Brasil; e os currículos Lattes, entendidos como documentos basilares da trajetória acadêmica dos 183 docentes dessas instituições. Os dados sugerem que a dimensão didático-pedagógica ocupa espaço diminuto na experiência e na prática dos docentes dos cursos analisados.</p>2024-06-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10649Desigualdades de gênero em STEM: O caso das acadêmicas universitárias no Chile2024-01-17T12:52:36-03:00Claudia González-Cidc.gonzalezc@utem.cl<p>A partir de um quadro conceitual, procuramos compreender as desigualdades que as mulheres acadêmicas vivenciam na área STEM, considerando os diferentes mecanismos de subalternidade das mulheres. Adotamos uma perspectiva de gênero para compreender as configurações estruturais e de poder que afetam as mulheres, bem como uma perspectiva interseccional dada a configuração complexa e dinâmica de uma série de eixos de desigualdade que impactam as experiências das acadêmicas. Do ponto de vista técnico, revisamos fontes secundárias, especialmente periódicos indexados. Basicamente, destacamos a articulação entre regime de gênero e regime acadêmico como mecanismo de sujeição que transforma as universidades em espaços de produção e reprodução das desigualdades de gênero.</p>2024-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10341Arte-educação por meio da democracia nos institutos federais2023-12-11T08:41:51-03:00Charles Immianovskycharles.revisor@gmail.com<p>Este texto relata uma pesquisa que buscou compreender a relação entre arte e educação democrática no âmbito dos institutos federais em contexto reacionário. Investigaram-se, com base na análise documental e na análise de conteúdo, 24 “textos completos” sobre ações de ensino/pesquisa/extensão em Arte nos institutos federais, publicados nos Anais do II, III e IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. Os dados analisados indicam que os “textos completos” dos Anais reverberam a relação entre arte e educação democrática no âmbito da perspectiva da educação por meio da democracia, levando à defesa de que eles constituem um conjunto de documentos que expressa a resistência da arte nos institutos federais em contexto reacionário.</p>2024-02-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10358A inovação em uma escola vulnerável: Uma experiência de pesquisa-ação 2023-12-11T11:08:38-03:00Carmen Gloria Garrido-Fonsecacgarrido@unab.clRené Valdés-Moralesrene.valdes@unab.clBeatriz Parra-Vásquezbparrav@gmail.com<p>Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é contribuir para desenvolver práticas pedagógicas inovadoras por meio da instalação de um laboratório de experimentação pedagógica (LAP) em uma escola chilena vulnerável. De acordo com os princípios da pesquisa-ação, foram realizadas 15 atividades formativas sobre práticas inovadoras e instalou-se uma sala especializada. Paralelamente realizaram-se entrevistas, grupos focais e avaliações de processo. Os resultados mostram o seguinte: (1) o potencial da mudança pedagógica; (2) novas formas de habitar o espaço das classes; (3) a avaliação da experimentação pedagógica. Conclui-se que a inovação deve ser um projeto escolar e deve promover uma ampla perspectiva para entender a aprendizagem.</p>2024-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10394Intersetorialidade e transversalidade: Análise do Brasil Carinhoso (2012-2015)2023-11-22T12:08:46-03:00Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruzcarminhameirelles@gmail.comMariana Mazzini Marcondesmariana.mazzini.m@gmail.comMarta Ferreira Santos Farahmarta.farah@fgv.br<p>Nosso propósito é analisar o Brasil Carinhoso, de 2012 a 2015, a partir das lentes teóricas da transversalidade e da intersetorialidade, destacando, ainda, as dimensões do cuidado. O Brasil Carinhoso foi uma iniciativa federal voltada ao desenvolvimento infantil, articulando educação, saúde, assistência social e nutrição. Com base em uma análise qualitativa de documentos oficiais e de entrevistas, evidenciamos uma concepção intersetorial do programa, abrangendo inovações no financiamento e na gestão, ainda que sua implementação tenha sido, em grande medida, setorial. A transversalidade de gênero não foi identificada, nem mesmo na concepção da iniciativa analisada, especialmente porque as abordagens de cuidado do Brasil Carinhoso deixam de considerar quem cuida, enfocando apenas quem é cuidado.</p>2024-03-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10605Fatores que impedem que as mulheres acadêmicas obtenham pós-graduação2023-11-07T09:23:35-03:00Andrea Fuentes Ortegaandrea.fuentes.o@uaconcagua.clEdith Fuentes Ortegaedith.fuentes@uac.clElisa Fuentes Ortegaelisa.fuentes@uaconcagua.cl<p>O estudo identifica as dificuldades enfrentadas pelas universitárias para obter pós-graduação. De natureza qualitativa, a pesquisa coletou experiências de estudantes que não possuem pós-graduação, realizando uma amostragem teórica, com entrevistas semiestruturadas. Os resultados da análise apontam dificuldades econômicas para financiar uma pós-graduação; a exigência de especialização não docente, uma vez que a academia não é sua principal fonte de trabalho; a maternidade e a criação dos filhos, que exigem maior dedicação; e o pouco tempo disponível. Conclui-se que essas barreiras poderiam ser superadas com maior apoio à carreira docente, uma vez que, até o momento, ela é considerada um espaço enriquecedor profissionalmente, mas que demanda muito tempo e oferece escassa recompensa econômica.</p>2024-02-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10859 A subjetividade da experiência de ser negro2024-01-13T23:58:36-03:00Agenor Lopes Filhoalopesf@ucs.brSônia Regina da Luz Matossrlmatos@ucs.br2024-04-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10851O sistema público de ensino frente ao neoliberalismo na Espanha e no Brasil2024-01-12T11:07:45-03:00Victor Hugo da Silva Vasconcellosvictorvasconcellos@uol.com.br2024-03-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa