https://publicacoes.fcc.org.br/cp/issue/feed Cadernos de Pesquisa 2025-03-18T14:56:53-03:00 Adélia Maria Mariano da Silva Ferreira cadpesq@fcc.org.br Open Journal Systems <p>Desde 1971, a revista <strong>Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)</strong> divulga a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas.</p> <p><strong>Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)</strong> é A1 em Educação no Qualis Capes.</p> <p>ISSN: 0100-1574 (impresso) | e-ISSN: 1980-5314</p> https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10685 Uma abordagem da videoanálise do conhecimento científico do discurso em sala de aula 2024-11-21T08:54:29-03:00 Ana Aragüés Díaz araguesd@unizar.es <p>Este trabalho tem como objetivo descrever um referencial teórico-metodológico para o estudo da análise de vídeos em sala de aula sob duas perspectivas diferentes. A primeira está ligada à necessidade de análises sistemáticas e transferíveis para compreender o que está acontecendo na sala de aula. A segunda está ligada à decodificação do discurso produzido pelos alunos quando trabalham determinados conteúdos científicos. Para tanto, são propostas três escalas de análise. Escala macro, em que se define o que e como trabalhar (<em>milleu didático</em>), escala meso, em que se estruturam os objetivos e regras (<em>jogos didáticos</em>), e escala micro, em que se estudam os conhecimentos envolvidos nos enunciados verbais dos alunos (<em>facetas</em>).</p> 2025-02-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11288 Discriminação no contexto escolar brasileiro: Panorama das pesquisas 2024-10-31T14:44:29-03:00 Willer Moravia willermoravia@hotmail.com Naira Muylaert naira@puc-rio.br <p>Este estudo qualitativo analisa a discriminação em contextos escolares, por meio de uma revisão da produção científica de 2010 a 2023. Foram examinadas 59 obras acadêmicas presentes nos repositórios da SciELO, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A análise dos trabalhos evidenciou quatro categorias principais de pesquisa e um foco significativo na discriminação contra grupos identitários específicos. O estudo sugere a abordagem interdisciplinar, que integre diferentes áreas do conhecimento, para a compreensão das complexidades e especificidades que envolvem o fenômeno no contexto escolar.</p> 2025-02-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11295 Qualidade da educação básica: Para além dos testes cognitivos em larga escala 2024-11-05T10:53:50-03:00 Dalila Andrade Oliveira dalilaufmg@yahoo.com.br Edmilson Antonio Pereira Junior edmilsonpj@yahoo.com.br João Luiz Horta Neto jlhorta@gmail.com <p>Este artigo analisa a avaliação da qualidade da educação básica no Brasil, questionando a ênfase excessiva nos resultados dos testes cognitivos como principal indicador de excelência educacional. Propõe-se um modelo interpretativo mais abrangente, baseado nos sete eixos da Matriz de Qualidade do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que considera múltiplas dimensões da educação. Além disso, apresentam-se as limitações do Saeb e discutem-se os efeitos adversos das avaliações em larga escala e a necessidade de uma visão mais ampliada sobre os aspectos que devem compor a qualidade educacional. O artigo conclui que um modelo de avaliação que vá além dos testes cognitivos é fundamental para uma compreensão mais abrangente da qualidade da educação.</p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11338 Educação de trabalhadores em Gramsci (1917-1919): Uma alternativa revolucionária 2024-07-29T11:59:02-03:00 Júlio César Apolinário Maia jcesarm@outlook.com <p>O artigo investiga o tema da educação de trabalhadores nas experiências de Antonio Gramsci com a redação, os organismos e os movimentos operários em período que antecedeu o seu confinamento carcerário, entre os fins de 1917 e início de 1919. Estrutura-se em sete tópicos, dedicados à apresentação de elementos introdutivos, como relevância do tema, objetivo e condução da investigação, e ao estudo das características antiespontaneísta, antinacionalista, antivanguardista, antiverbalista, antimecanicista e antidespotista, ao lado da manifestação de experiências educativas e redacionais de Gramsci nos movimentos com os trabalhadores e nos jornais operários turinenses. Busca evidenciar, com os tópicos, elementos pertinentes à reflexão sobre o tema da educação das classes trabalhadoras.</p> 2025-03-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11359 Convivência escolar e neofascismo: Apontamentos para prevenir os ataques às escolas 2024-11-28T15:45:44-03:00 Matheus Eduardo Rodrigues Martins matheus.rodrigues@ufsc.br Marivete Gesser marivete.gesser@ufsc.br <p>Ataques armados em escolas cresceram vertiginosamente nos últimos dois anos no Brasil. Vitimaram sobretudo mulheres e pessoas negras e foram cometidos, em sua maioria, por alunos ou ex-alunos que relatam ressentimentos vinculados ao convívio escolar. Muitos, ainda, foram cooptados por grupos extremistas no meio <em>on-line</em>. O artigo busca sustentar a vinculação entre o fenômeno e as violências estruturantes do país, a partir do feminismo decolonial, com objetivo de formular ações de prevenção. Considerou-se, após discussão teórica e pesquisa em relatórios, que tais ações perpassam a promoção da gestão democrática, bem como transformações no processo de escolarização, com base em epistemes que concebam a diversidade de saberes e a emancipação social e que confrontem os privilégios do sujeito universal.</p> 2025-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11518 Diálogo e cultura: Um olhar educacional inclusivo 2024-10-16T18:19:42-03:00 Eduardo Reis de Souza eduardoreisdesouza82@gmail.com Márcia Fusaro profmarciafusaro@gmail.com 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11921 [Errata] Lucie Tanguy (1937-2024) 2025-03-18T14:56:53-03:00 Editoria Científica cadpesq@fcc.org.br <p>Errata da homenagem "Lucie Tanguy (1937-2024)", organizada por Liliane Bordignon de Souza e Aparecida Neri de Souza. DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411444.</p> 2025-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa