Projeto Imagine: formando educadores para uma docência multicultural, inclusiva e inovadora

Autores

  • André Ramos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Paulo Roberto Petersen Hofmann Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Guilherme Razzera Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

O Projeto Imagine leva, desde 2013, atividades científicas de qualidade a escolas rurais e indígenas, com o objetivo de despertar o gosto pela ciência entre jovens que teriam pouco ou nenhum acesso ao universo acadêmico e, ao mesmo tempo, formar futuros educadores na área da Biologia para uma docência multicultural, inclusiva e inovadora. Além dos trabalhos desenvolvidos dentro das comunidades, nossos principais produtos incluem ferramentas didáticas e uma série de documentários, produzidos pelos estudantes, que estão disponíveis na internet, de forma gratuita e em vários idiomas, para que qualquer pessoa no mundo possa usá-los livremente. A equipe inclui estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, estudantes dos cursos de Cinema e Jornalismo, além de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As ferramentas didáticas inovadoras, desenvolvidas por alunos e professores, são disponibilizadas em um site em quatro idiomas, o qual é acessado por milhares de usuários em 127 países. Parte dessas ferramentas é produzida por futuros licenciandos do 3º semestre de graduação em Ciências Biológicas, como Prática Pedagógica como Componente Curricular (PPCC), dentro da disciplina obrigatória de Biologia Molecular 1. A experiência formativa, que inclui a produção de jogos, vídeos e práticas laboratoriais, aborda o tema “DNA, Diversidade e Hereditariedade”, buscando promover, entre os participantes, uma maior compreensão das diferenças e semelhanças entre indivíduos, etnias, povos e culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERTS, B. et al. Analisando células, moléculas e sistemas. In: ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 463-483.

RAMOS, A. Science popularization: research videos in indigenous languages. Nature, v. 551, n. 7679, p. 168, 2017.

RAMOS, A.; RAZZERA, G. Funding plea for rural lab outreach. Nature, v. 515, n. 7526, p. 198, 2014.

RAZZERA, G.; HOFMANN, P.; RAMOS, A. O projeto Imagine e os desafios da extensão sem fronteiras. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, p. 27-36, 2015.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Informe de Seguimiento de la EPT en el Mundo. Unesco, 2010.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Relatório de Monitoramento Global de EPT 2015. Setor de Educação da Representação da Unesco no Brasil, 2015.

Downloads

Publicado

26-11-2019