Comprometida com a difusão das pesquisas que desenvolve, a Fundação Carlos Chagas edita os periódicos: Cadernos de Pesquisa, Estudos em Avaliação Educacional e a coleção Textos FCC, veículos de divulgação que compartilha com a produção de pesquisadores de outras instituições.

Revistas

  • Cadernos de Pesquisa

    Desde 1971, a revista Cadernos de Pesquisa divulga a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas.

    Cadernos de Pesquisa é A1 em Educação no Qualis Capes.

    Cad. Pesqui.
    ISSN: 0100-1574 (impresso) | e-ISSN: 1980-5314

  • Estudos em Avaliação Educacional

    Foi criada em 1990, como desenvolvimento da revista Educação e Seleção (1980-1989), e até 2020 era uma revista quadrimestral, tornando-se uma publicação contínua em 2021. Publica trabalhos relacionados com a avaliação educacional e a análise de políticas e programas que dialogam com a avaliação e/ou venham a subsidiar estudos avaliativos, acolhendo trabalhos originários de diferentes áreas das ciências humanas, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate acadêmico.

    Estudos em Avaliação Educacional é A1 no Qualis Periódicos 2017-2020.

    ISSN: 0103-6831 | e-ISSN: 1984-932X

  • Textos FCC

    Criada em 1989, a série Textos FCC é uma publicação que visa a disseminar dados e achados dos estudos realizados no âmbito do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), e trabalhos contemplados por prêmios conferidos pela instituição, bem como pesquisas feitas ao longo de pós-doutorados na FCC. Trata-se de textos mais extensos do que artigos acadêmicos e que oferecem, em regra, informações detalhadas sobre os procedimentos metodológicos utilizados, de forma a subsidiar outras iniciativas de especialistas e interessados.

  • Educação e Seleção

    A revista semestral EDUCAÇÃO e SELEÇÃO, editada de 1980 a 1989, destinava-se à divulgação de estudos, relatos de pesquisas e de experiências sobre seleção de recursos humanos na área educacional e empresarial desenvolvidos pela Fundação Carlos Chagas. Os vinte números que compõem esta coleção, à época editados pelo Prof. Dr. Heraldo Marelim Vianna, encontram-se disponíveis para consulta.