Tendências e desafios na avaliação de programas educacionais: entrevista com Chris Coryn

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.6229

Palavras-chave:

Avaliação de Programas, Desenhos de Pesquisa Avaliativa, Formação do Avaliador, Abordagens Avaliativas

Resumo

Nesta entrevista, Chris Coryn, diretor do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Avaliação, professor de Avaliação na Western  Michigan University e editor-executivo do Journal of MultiDisciplinary Evaluation, explica conceitos e características essenci-  ais da avaliação de programas, dimensão da avaliação ainda pouco explorada na área educacional no Brasil. O pesquisador comenta sobre alguns dos desafios atuais do campo da avaliação de programas, destacando tendências metodológicas e questões éticas recor- rentes na prática avaliativa profissional; discute conhecimentos, habilidades e competências que deveriam ser consideradas na formação do avaliador profissional; e critica abordagens avaliativas atuais que desconectam a avaliação de programas da atribuição de valor e da discussão sobre valores e valoração que, a seu ver, são seus elementos distintivos.

Palavras-chave: Avaliação de Programas, Desenhos de Pesquisa Avaliativa, Formação do Avaliador, Abordagens Avaliativas.

 

Tendencias y desafíos en la evaluación de programas educativos: entrevista con Chris Coryn

En esta entrevista Chris Coryn, director del Programa de Doctorado Interdisciplinario en Evaluación, profesor de Evaluación en la Western Michigan University y editor ejecutivo del Journal of Multidisciplinary Evaluation, explica conceptos y características esenciales de la evaluación de programas, dimensión de la evaluación todavía poco explorada en   el área educacional en Brasil. El investigador comenta algunos de los actuales desafíos del campo de la evaluación de programas, destacando tendencias metodológicas y temas éticos recurrentes en la práctica evaluativa profesional; discute conocimientos, habilidades y competencias que habría que considerar en la formación del evaluador profesional; y critica abordajes evaluativos actuales que desconectan la evaluación de programas de atribución de valor y de la discusión sobre valores y valoración que, en su opinión, son sus elementos distintivos.

Palabras clave: Evaluación de Programas, Diseños de Investigación Evaluativa, Formación del Evaluador, Abordajes Evaluativos.

 

Trends and challenges in program evaluation: an interview with Chris Coryn

In this interview, Chris Coryn, Director of the Interdisciplinary PhD in Evaluation (IDPE) Program, Professor of Evaluation at Western Michigan University (WMU) and executive editor of the Journal of MultiDisciplinary Evaluation, explains key concepts and characteristics of program evaluation, a dimension of evaluation that is still unexplored in the educational area in Brazil. The researcher comments on some of the current challenges in the field of program evaluation, highlighting methodological tendencies and ethical issues in professional practice. He also discusses knowledge, competences and skills that should be considered in the training of the professional evaluator. Coryn criticizes current evaluative approaches that disconnect program evaluation from values and valuing, which, in his view, are distinctive elements of program evaluation.

Keywords: Program Evaluation, Evaluative Research Design, Evaluator Training, Evaluation Approaches.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Bauer, Fundação Carlos Chagas (FCC) e Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Publicado

31-05-2019

Como Citar

Bauer, A., & Silva Fernandes, F. (2019). Tendências e desafios na avaliação de programas educacionais: entrevista com Chris Coryn. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 314–325. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.6229

Edição

Seção

Entrevista

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)