Avaliação externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5860

Palavras-chave:

Avaliação Externa, Avaliação Institucional, Accountability, Portugal

Resumo

Em tempos de políticas educativas pautadas pela accountability, o aumento de sistemas de avaliação institucional é um aspeto marcante dos sistemas educativos. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação realizada em Portugal, baseada nas perceções dos atores educativos em resposta ao problema: que impacto e efeitos produz a Avaliação Externa das Escolas (AEE), considerando a melhoria da escola, o envolvimento da comunidade e a implementação de políticas de accountability. Apesar do posicionamento crítico dos atores educativos face à AEE, os resultados indiciam a aceitação do quadro de referência do modelo, provocando os efeitos de legitimação e procedimentais que promovem a ossificação de práticas curriculares e pedagógicas, destacando-se a importância da ênfase numa avaliação institucional formativa.

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Biografia do Autor

Joana Sousa, Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal

Doutoranda em Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular no Instituto de Educação, da Universidade do Minho (Portugal), com Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/93389/2013). Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho

José A. Pacheco, Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal

Professor Catedrático do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho.

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Publicado

02-10-2019

Como Citar

Sousa, J., & Pacheco, J. A. (2019). Avaliação externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(74), 536–556. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5860

Edição

Seção

Artigos