Avaliação da educação infantil na Austrália: contribuições para o Brasil

Autores

  • Cláudia Oliveira Pimenta Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Professora da Rede Estadual de Educação de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i70.5143

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Educação Infantil, Qualidade da Educação, Austrália.

Resumo

Este artigo tem o propósito de apresentar resultados de investigação cujo objetivo foi identificar eventuais contribuições da experiência de avaliação da educação infantil australiana para a análise de iniciativas da mesma natureza, em curso no Brasil. Tem como base análise documental e informações coletadas in loco, quando da realização de estágio de pesquisa no exterior, na Graduate School of Education da Universidade de Melbourne, Austrália, em 2016. Os resultados do estudo evidenciam que o desenho avaliativo australiano reflete a preocupação com dimensões da qualidade consideradas fundamentais pela legislação e documentos norteadores da educação infantil no Brasil, ainda que os contextos social e educacional de ambos os países sejam bem diferentes. Ademais, indicam a importância da articulação e colaboração entre entes federados para a implantação de políticas voltadas para a primeira infância.

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Biografia do Autor

Cláudia Oliveira Pimenta, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Professora da Rede Estadual de Educação de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Possui graduação em História (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), graduação em Licenciatura Plena em História - Faculdades Associadas Ipiranga (1997), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente e professora de História na rede estadual de São Paulo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE), na FEUSP. Atua, principalmente, nos seguintes temas: política educacional, avaliação educacional e gestão educacional.

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Publicado

23-04-2018

Como Citar

Pimenta, C. O. (2018). Avaliação da educação infantil na Austrália: contribuições para o Brasil. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(70), 108–132. https://doi.org/10.18222/eae.v29i70.5143

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