Indisciplina no PISA: entre o intra e o extraescolar

Autores

  • Luciano Campos da Silva Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
  • Daniel Abud Seabra Matos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4590

Palavras-chave:

Indisciplina Escolar, PISA, Regressão Linear Multinível, Comportamento do Aluno.

Resumo

São objetivos deste trabalho: analisar o fenômeno da indisciplina escolar por meio dos dados do PISA 2012; aplicar um modelo de regressão linear multinível tendo o clima disciplinar como variável dependente; e identificar fatores explicativos intra e extraescolares associados à indisciplina. A contribuição mais significativa deste trabalho é apontar que a indisciplina parece ser mais dependente de fatores intra do que extraescolares. Variáveis clássicas como nível socioeconômico, tipo de escola e gênero não apresentaram poder explicativo sobre a indisciplina, o que tenciona a tese de que o fenômeno se associaria diretamente à origem social dos estudantes. A proporção de repetentes da escola se mostrou o fator de maior impacto na indisciplina.

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Biografia do Autor

Luciano Campos da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG (1999). Doutor em Educação pela UFMG (2007), com Estágio Sanduíche na Universidade de Lisboa (Portugal). Professor Adjunto IV do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Foi coordenador do curso de Pedagogia da UFOP (2008-2011). Atuou como Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP (2011-2012) e como Pró-reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (2013-2017). Atuou como professor substituto na Universidade Federal de Minas Gerais (2002-2004) e como docente da Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte (2003-2008), da Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha (2005-2006), da Faculdade Pedro II (2007-2008), da Universidade Presidente Antônio Carlos (2005-2006), do Centro de Estudos Tecnológicos da Faculdade Estácio de Sá (2004). Atuou durante 12 anos na educação básica como professor e pedagogo no ensino fundamental e no ensino médio, na modalidade regular e na modalidade de educação de jovens e adultos. Possui publicações e pesquisas nas seguintes áreas e temas: Sociologia da Educação, desigualdades escolares, disciplina e indisciplina na escola, relação entre professores e estudantes, autoridade docente, violência em meio escolar, relação família-escola.

Daniel Abud Seabra Matos, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UFMG. Doutor em Educação pela UFMG, com período Sanduíche na University of Florida. Professor Adjunto II do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Coordenador de Gestão Pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFOP. Membro do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) da UFOP. Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFOP. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Interesses de pesquisa: avaliação educacional e psicológica.

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Silva, L. C. da, & Matos, D. A. S. (2021). Indisciplina no PISA: entre o intra e o extraescolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(68), 382–416. https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4590

Edição

Seção

Artigos