Avaliação das tecnologias digitais na docência: indicadores brasileiros e portugueses

Autores

  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes (Unit/PPED), Aracaju, Sergipe, Brasil.
  • Maria José Loureiro Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal.
  • Fernando Ramos Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal
  • Caio Mário Guimarães Alcântara Universidade Tiradentes (Unit/PPED), Aracaju, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4303

Palavras-chave:

Avaliação, Tecnologias Digitais, Docência, Indicadores Educacionais.

Resumo

Este artigo apresenta um grupo de indicadores voltados para avaliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na docência, que foram sugeridos por professores do Brasil e Portugal que atuaram em programas de uso de tecnologias digitais em seus países. A pesquisa constitui uma investigação qualitativa, com aplicação de questionários e realização de entrevistas e grupos focais, junto a professores da região da cidade de Aveiro, norte de Portugal, e dos municípios de Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto e Itabaiana, no estado de Sergipe, Brasil. As respostas desses professores ressaltam a necessidade do estabelecimento de indicadores avaliativos que considerem aspectos qualitativos da docência mediada por tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes (Unit/PPED), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit/PPED), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Maria José Loureiro, Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal.

Professora da Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal.

Fernando Ramos, Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal

Professor da Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal.

Caio Mário Guimarães Alcântara, Universidade Tiradentes (Unit/PPED), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit/PPED), Aracaju, Sergipe, Brasil.

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Publicado

27-04-2017

Como Citar

Linhares, R. N., Loureiro, M. J., Ramos, F., & Alcântara, C. M. G. (2017). Avaliação das tecnologias digitais na docência: indicadores brasileiros e portugueses. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(67), 12–31. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4303

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