Professores da educação básica: perfil e percepções sobre sucesso dos alunos

Autores

  • Eloisa Maia Vidal Professora associada da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Sofia Lerche Vieira Professora titular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza, Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.3936

Palavras-chave:

Formação Docente, Prova Brasil, Sucesso Escolar, Percepção Docente

Resumo

O trabalho aprofunda interfaces entre formação docente, avaliações de larga escala e políticas educacionais. Analisa estudos sobre características docentes associadas à melhoria do desempenho de estudantes em tais avaliações, cotejando-as com dados de professores brasileiros obtidos no Questionário do Professor da Prova Brasil/Avaliação Nacional da Educação Básica 2013. A amostra, submetida à análise estatística descritiva, é formada por 107.278 docentes do 5º ano e 118.772 do 9º ano. Os resultados evidenciam alguns elementos do perfil docente, tais como sexo, idade, tempo de exercício profissional, raça e formação. Dentre os problemas identificados, está o descompasso entre a formação e as orientações legais vigentes. Outra questão a considerar refere-se às percepções docentes de que os fatores externos à escola são mais relevantes que os fatores internos nas deficiências de aprendizagem. Reverter tais expectativas é questão a ser considerada na formulação de políticas de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Maia Vidal, Professora associada da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutora em Educação, pesquisadora da área de politica e gestão e avaliação da educação básica

Referências

ARRETCHE, Marta. Federalismo e políticas sociais no Brasil: problemas de coordenação e autonomia. In: SARAVIA, Enrique; FERRAREZI, Elisabete (Org.). Políticas públicas: coletânea. Brasília, DF: Enap, 2006. p. 91-110. v. 2.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados Saeb (Aneb/Prova Brasil) 2013: Questionário do Professor. Brasília, DF, 2013. Disponível em: Acesso em: 14 fev. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Pesquisa internacional sobre ensino e aprendizagem (Talis): relatório nacional. Brasília, DF, 2014. Disponível em:<http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/2013/talis2013_relatorio_brasil.pdf>. Acesso em: 5 maio 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse estatística da educação básica 2014. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/ basica-censoescolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 14 fev. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação; FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Aprova Brasil – o direito de aprender: boas práticas em escolas públicas avaliadas para Prova Brasil. Brasília, DF: Inep, 2007. Disponível em: <http://www.inep.gov.br> Acesso em: 31 jan. 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais; FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA; UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. Redes de aprendizagem: boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender. Brasília, DF: Unicef; MEC/Inep; Undime, [ca. 2009].

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2007-2010/2008/ lei/l11738.htm>. Acesso em: 14 fev. 2016.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 2013.

HERNÁNDEZ-CASTILLA, Reyes; MURILLO, F. Javier; MARTÍNEZ-GARRIDO, Cynthia. Factores de ineficacia escolar. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 12, n. 1, p. 103-118, 2014.

LOUZANO, Paula; MORICONI, Gabriela. Vision de la docencia y caracteristicas de los sistemas de formacion docente. In: ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA. Temas criticos para formular nuevas politicas docentes em America Latina y el Caribe: el debate actual. Santiago: Unesco/Orealc, 2014. p. 10-53.

McKINSEY & COMPANY. How the world’s best-performing school systems come out on top (Como os sistemas escolares de melhor desempenho do mundo chegaram ao topo). 2007. Disponível em: <http://mckinseyonsociety.com/ how-the-worlds-best-performing-schools-come-out-on-top/>. Acesso em: 13 fev. 2016.

McKINSEY & COMPANY. Educação: como um sistema escolar de baixo desempenho pode evoluir para tornar-se bom? E como um sistema de bom desempenho pode atingir o nível de excelência? 2010. Disponível em: <http://mckinseyonsociety.com/how-the-worlds-most-improved-schoolsystems-keep-getting-better/>. Acesso em: 23 jan. 2013.

ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA. Antecedentes y criterios para la elaboracion de politicas docentes em America Latina y el Caribe. Santiago: Unesco/Orealc, 2013. Disponível em:<http://politicasdocentesalc.com/images/stories/politicasdocentesespanol27082013.pdf>. Acesso em: 3 abril 2017.

ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA. Factores asociados. Informe de resultados del Tercer Estudio Regional Comparativo y Explicativo (TERCE). Informe de resultados, Julio 2015. Santiago: Unesco/Orealc, 2016. (Cuadernillo n. 3). Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002435/243533s.pdf>. Acesso em: 3 abril 2017.

PARANDEKAR, Suhas D.; OLIVEIRA, Isabel de Assis Ribeiro de; AMORIM, Érica (Org.). Desempenho dos alunos na Prova Brasil: diversos caminhos para o sucesso educacional nas redes municipais de ensino Brasília, DF: Inep, 2008. 215 p.

PEARSON. DEVELOPED BY THE ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT. The education curve: lessons in country performance in education. 2012 Report. New York: Pearson. Developed by the Economist Intelligence Unit. Disponível em:<http://thelearningcurve.pearson.com/>. Acesso em: 28 fev. 2012.

RAMIREZ, Maria Jose; VITERI, Adriana. Los docentes de tercer y sexto grado de America Latina y el Caribe: caracteristicas, percepciones y relacion con el aprendizaje de los estudiantes. Santiago: Unesco/Orealc, 2016. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/ pdf/docentes-tercer-sexto-grado-LAC.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2016.

ROJAS, Alfredo; GASPAR, Fernando (Org.). Bases del liderazgo en educación. Santiago: Unesco/Orealc, ago. 2006.

TACCA, Maria Carmen V. R. Professores, suas crenças e a possibilidade de sucesso de seus alunos. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 5, n. 9, p. 85-102, jul./dez. 1999. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/ linhascriticas/article/view/6714>. Acesso em: 27 ago. 2016.

VAILLANT, Denise. Atraer y retener buenos profesionales em la profesión docente: políticas em Latinoamerica. Revista Educación, Madrid, n. 340, p. 117-140, mayo/ago. 2006.

WERLE, Flavia Correa Obino. Práticas de gestão e feminização do magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 609-634, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/ pdf/cp/v35n126/a05n126.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2014.

Downloads

Publicado

27-04-2017

Como Citar

Vidal, E. M., & Vieira, S. L. (2017). Professores da educação básica: perfil e percepções sobre sucesso dos alunos. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(67), 64–101. https://doi.org/10.18222/eae.v28i67.3936

Edição

Seção

Artigos