A literatura em provas e exames: vestibular da UFPE e Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.3861

Palavras-chave:

Vestibular, ENEM, Letramento Literário, Avaliação.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as provas de literatura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para averiguar se ambas estão em consonância com o princípio teórico-metodológico do letramento literário. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e interpretativa, mediante análise de um corpus formado pelas provas de literatura da UFPE e do Enem, aplicadas, respectivamente, em dezembro e outubro de 2013. Os resultados indicaram que os exames são condizentes com os seus documentos normatizadores; que a prova de literatura do Enem mais se aproxima da ideia de letramento literário e que entre elas há mais diferenças: a prova de literatura da UFPE é mais conteudista e valora mais o cânone do que a prova do Enem, que é mais construtivista e cognitivista.

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Publicado

02-10-2019

Como Citar

Suassuna, L., & Silva, T. L. e. (2019). A literatura em provas e exames: vestibular da UFPE e Enem. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(74), 362–391. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.3861

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Artigos