Saerjinho: sentidos de avaliação em disputa

Autores

  • Marcus Leonardo Bomfim Martins Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Carmen Teresa Gabriel Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3416

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Discurso, Saerjinho, Políticas Educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar as ambivalências forjadas no processo de produção de significados sobre o Saerjinho – avaliação oficial que compõe o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro – por parte da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação e de docentes da rede. A abordagem de informações e documentos oficiais sobre a referida avaliação e de entrevistas com professores se inscreve em uma postura epistêmica discursiva que opera na pauta pós-fundacional  que  permite  entender  o  processo  de  significação como um ato político. A análise apontou que há disputas entre os três agentes destacados para a produção de sentidos sobre o Saerjinho, e que os significantes avaliação interna, avaliação externa e avaliação diagnóstica têm suas fronteiras borradas de acordo com os interesses políticos envolvidos.

 

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Biografia do Autor

Marcus Leonardo Bomfim Martins, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ)

 

Carmen Teresa Gabriel, Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora Titular de Currículo da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ)

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Publicado

20-05-2016

Como Citar

Martins, M. L. B., & Gabriel, C. T. (2016). Saerjinho: sentidos de avaliação em disputa. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(64), 160–186. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3416

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