Implicações das avaliações externas para o trabalho docente coletivo

Autores

  • Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Piracicaba, São Paulo, Brasil
  • Andreza Barbosa Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Piracicaba, São Paulo, Brasil
  • Maria José da Silva Fernandes Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Bauru-SP.

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266203288

Palavras-chave:

Avaliação Externa, Organização do Trabalho Docente, Gestão Pedagógica da Escola, SARESP.

Resumo

Este trabalho sistematiza parte dos resultados de uma pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que se propõe a analisar, entre outros aspectos, como as avaliações externas, em especial o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, estão afetando o planejamento e os encaminhamentos das aulas de trabalho pedagógico coletivo de uma escola estadual paulista no que se refere à discussão do projeto político-pedagógico. Os dados sistematizados derivam da análise de pautas e atas referentes ao trabalho docente coletivo desenvolvido em 2014, bem como de um encontro no qual se discutiram os índices obtidos pela escola nas avaliações externas. Os resultados evidenciam que a preocupação com as metas e índices se sobrepõe à discussão da proposta pedagógica, esvaziando o trabalho docente coletivo de seu sentido articulador e integrador.

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Biografia do Autor

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Piracicaba, São Paulo, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep, Piracicaba, São Paulo, Brasil

Andreza Barbosa, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Piracicaba, São Paulo, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep, Piracicaba, São Paulo, Brasi

Maria José da Silva Fernandes, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Bauru-SP.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Araraquara, São Paulo, Brasil

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Publicado

09-10-2015

Como Citar

Cunha, R. C. O. B., Barbosa, A., & Fernandes, M. J. da S. (2015). Implicações das avaliações externas para o trabalho docente coletivo. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(62), 386–416. https://doi.org/10.18222/eae266203288

Edição

Seção

Tema em Destaque - Pesquisas em avaliação em larga escala