Portfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de Ciências

Autores

  • Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil http://orcid.org/0000-0002-6963-0567
  • Giselle Rôças Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3209

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Ciências, Portfólio, Instrumentos de Avaliação

Resumo

Este estudo objetiva apresentar o portfólio como um instrumento viável para integrar avaliação e aprendizagem no ensino de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de duas escolas públicas estaduais no Rio de Janeiro, onde alunos elaboraram seus portfólios de avaliação a partir de atividades pedagógicas diversas. Assumidos o viés metodológico da pesquisa-ação e uma abordagem qualitativa na análise dos dados, concluiu-se que, embora a marca da avaliação tradicional tenha sido ainda encontrada nos discursos dos alunos, não há como negar que eles estão permeados pela concepção da avaliação integrada ao ensino-aprendizagem. A utilização do portfólio como instrumento de avaliação ainda é considerada uma novidade pedagógica, mas pode e deve ser empregado como instrumento de avaliação no ensino de Ciências, pois se mostrou possível e bem-sucedido quanto à sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências (Propec) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Professora do Curso de Formação de Professores da Rede Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

 

Giselle Rôças, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil

Professora doutora de mestrado no Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências (Propec) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Referências

BALASSIANO, Wânia Cristina dos Reis José. Colégio Estadual Professor Ernesto Faria e o bairro de São Cristóvão: duas histórias entrelaçadas. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3., 2013. Rio de Janeiro. Resumo... Rio de Janeiro: UERJ/ NEPHE, 2013. Disponível em: . Acesso em: 1 mar. 2015.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília, DF: Liber Livro, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de L. A. Reto, A. Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BONA, Aline Silva de; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13592

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

FERRARI, Márcio. Educar para crescer. Abril Mídia, 01/07/2011. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/celestin- freinet-307897.shtml>. Acesso em: 25 set. 2014.

FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300011

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre, ArtMed, 2001.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre, ArtMed Editora, 2000.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2011.

LEAL, Cristianni Antunes. Vamos brincar de quê? Os jogos cooperativos no ensino de ciências. 166f. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2013.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MIRANDA, Marília Gouvêa de; RESENDE, Anita C. Azevedo. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300011

MORETO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

NUHS, Aline Cristiane; TOMIO, Daniela. A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de ciências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 49, p. 259-284, maio/ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.18222/eae224920111976

RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto n. 2249 de 24 de novembro de 1978. Cria a Unidade Escolar que menciona e dá outras providências.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Educação. Reorientação Curricular – Curso Normal, 2006. Disponível em: <http://www.conexaoprofessor.rj.gov. br/downloads/LIVROIV_normal.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2015.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Educação. Portaria SEEDUC/SUGEN n. 419 de 27 de setembro de 2013. Estabelece normas de avaliação do desempenho escolar e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Poder Executivo 30 de setembro de 2013a.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Educação. Manual para operacionalização da Portaria SEEDUC/SUGEN n. 419, 2013b.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002. (Guia da Escola Cidadão, v. 2).

SCHEIBEL, Marcia Regina et al. Portfólios: uma opção metodológica para o Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 8 a 13 de novembro de 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Abrapec, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

Downloads

Publicado

29-12-2015

Como Citar

Nascimento, L. A. e L. do, & Rôças, G. (2015). Portfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de Ciências. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(63), 742–767. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3209

Edição

Seção

Tema em Destaque