Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis

Autores

  • Ernesto Martins Faria Fundação Lemann, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Raquel Rangel de Meireles Guimarães Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266103115

Palavras-chave:

Prova Brasil, Avaliação da educação, Nível socioeconômico, Equidade.

Resumo

São analisados os determinantes de sucesso no aprendizado de um grupo seleto de escolas públicas que atendem alunos de nível socioeconômico baixo, considerando os resultados da Prova Brasil 2011 e de seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.   Foca-se   nos   anos   iniciais   do   ensino   fundamental (1º ao 5º ano). Com base nos dados da Prova Brasil, fez-se uma análise descritiva e inferencial da diferença entre os fatores escolares das 215 escolas identificadas pelo estudo “Excelência com equidade” (chamadas de escolas tratamento) e os das escolas com características semelhantes em 2007, mas que não apresentaram o mesmo desempenho no aprendizado de seus alunos em 2011 (denominadas escolas controle). Os resultados apontam que as escolas tratamento possuem diretores mais bem avaliados pelos professores e uma grande influência do município em seu desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Martins Faria, Fundação Lemann, São Paulo, São Paulo, Brasil

Coordenador de Projetos na Fundação Lemann, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Raquel Rangel de Meireles Guimarães, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

AIKENS, Nikki L.; BARBARIN, Oscar. Socioeconomic differences in reading trajectories: the contribution of family, neighborhood, and school contexts. Journal of Educational Psychology, Washington D.C., v. 100, n. 2, p. 235-251, 2008. DOI: https://doi.org/10.1037/0022-0663.100.2.235

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; SILVA, Francely Priscila Costa e. O nível socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais, maio 2012.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados da Prova Brasil, 2007, 2009 e 2011. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar>. Acesso em: abr. 2015.

FUNDAÇÃO LEMANN; ITAÚ BBA. Excelência com equidade: as lições de escolas que oferecem um ensino de qualidade aos alunos com baixo nível socioeconômico. São Paulo: Fundação Lemann, Itaú BBA, 2012.

HALLINGER, Philip.; MURPHY, Joseph. F. The social context of effective schools. American Journal of Education, Rackley Building, University Park PA, v. 94, n. 3, p. 328, May 1986. DOI: https://doi.org/10.1086/443853

KOLEN, Michael; BRENNAN, Robert. Test equating, scaling, and linking: methods and practices. 2. ed. New York: Springer, 2004. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4757-4310-4

MADEN, Margaret. Success against the odds: five years on revisiting effective schools in disadvantaged areas. New York: Routledge, 2004.

MUIJS, Daniel; HARRIS, Alma; CHAPMAN, Christopher; STOLL, Louise; RUSS, Jennifer. Improving schools in socioeconomically disadvantaged areas –

A review of research evidence. School Effectiveness and School Improvement, Rotterdam, v. 15, n. 2, p. 149-175, 2004. DOI: https://doi.org/10.1076/sesi.15.2.149.30433

MURNANE, Richard J.; WILLETT, John B. Methods matter: improving causal inference in educational and social science research. New York: Oxford University Press, 2010.

MURPHY, Joseph; HALLINGER, Philip; MESA, Richard. School effectiveness: checking progress and assumptions and developing a role for state and federal government. The Teachers College Record, New York, v. 86, n. 4, p. 615-641, 1985. DOI: https://doi.org/10.1177/016146818508600407

PERRY, Laura; MCCONNEY, Andrew. School socioeconomic composition and student outcomes in Australia: implications for educational policy. Australian Journal of Education, Camberwell, v. 54, n. 1, p. 72-85, 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/000494411005400106

PERRY, Laura; MCCONNEY, Andrew. School socioeconomic status and student outcomes in reading and mathematics: a comparison of Australia and Canada. Australian Journal of Education, Camberwell, v. 57, n. 2, p. 124-140, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/0004944113485836

REYNOLDS, David; CUTTANCE, Peter (Ed.). School effectiveness: research, policy and practice. New York: Routledge, 2010. Contexts of learning.

ROSENBAUM, Paul R.; RUBIN, Donald B. The central role of the propensity score in observational studies for causal effects. Biometrika, v. 70, n. 1, DOI: https://doi.org/10.1093/biomet/70.1.41

p. 41-55, 1983.

SAMEJIMA, Fumiko. Estimation of latent ability using a response pattern of graded scores. Psychometrika Monograph Supplement, v. 34, n. 4, pt. 2, p. 100, 1969. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03372160

SNIPES, Jason; DOOLITTLE, Fred; HERLIHY, Corinne. Foundations for success: case studies of how urban school systems improve student achievement. New York: MDRC for the Council of the Great City Schools, 2002. Disponível em: <http://eric.ed.gov/?id=ED468981>. Acesso em: 27 ago. 2014.

SOARES, José Francisco; ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Effects of schools and municipalities in the quality of basic education. Cadernos de Pesquisa,

São Paulo, v. 43, n. 149, p. 492-517, ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000200007

SOARES, José Francisco; COLLARES, Ana Cristina Murta. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Dados, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, p. 615-650, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0011-52582006000300007

SOUTHWORTH, Stephanie. Examining the effects of school composition on North Carolina student achievement over time. Education Policy Analysis Archives, v. 18, n. 29, p.1-42, 2010. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v18n29.2010

WINSHIP, Christopher; MORGAN, Stephen L. The estimation of causal effects from observational data. Annual Review of Sociology, v. 25, p. 659-706, 1999. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.soc.25.1.659

Downloads

Publicado

22-06-2015

Como Citar

Faria, E. M., & Guimarães, R. R. de M. (2015). Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(61), 192–215. https://doi.org/10.18222/eae266103115

Edição

Seção

Outros Temas