Excelência com equidade: fatores escolares para o sucesso educacional em circunstâncias desfavoráveis

Ernesto Martins Faria, Raquel Rangel de Meireles Guimarães

Resumo


São analisados os determinantes de sucesso no aprendizado de um grupo seleto de escolas públicas que atendem alunos de nível socioeconômico baixo, considerando os resultados da Prova Brasil 2011 e de seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.   Foca-se   nos   anos   iniciais   do   ensino   fundamental (1º ao 5º ano). Com base nos dados da Prova Brasil, fez-se uma análise descritiva e inferencial da diferença entre os fatores escolares das 215 escolas identificadas pelo estudo “Excelência com equidade” (chamadas de escolas tratamento) e os das escolas com características semelhantes em 2007, mas que não apresentaram o mesmo desempenho no aprendizado de seus alunos em 2011 (denominadas escolas controle). Os resultados apontam que as escolas tratamento possuem diretores mais bem avaliados pelos professores e uma grande influência do município em seu desempenho.


Palavras-chave


Prova Brasil; Avaliação da educação; Nível socioeconômico; Equidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae266103115

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