Comparando matrizes de Matemática do Saeb e do Naep

Wallace Nascimento Pinto Junior

Resumo


Este artigo tem como objetivo geral analisar as semelhanças e diferenças  estruturais  das  matrizes  do  Sistema  de  Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do National Assessment of Educational Progress (Naep), e como específico comparar os descritores do tema “Espaço e Forma” testados no 9º ano do Saeb com os objetivos da área Geometria testados na 8ª série do Naep, para produzir informações sobre as tendências curriculares que subjazem as escolhas das habilidades aferidas nesses sistemas de avaliação e que poderiam direcionar a atualização das matrizes de Matemática do Saeb. Os resultados sugerem que ambas as matrizes se assemelham na divisão dos objetos de conhecimento por áreas de conteúdo afins e na abordagem de variadas operações cognitivas; por outro lado, são distintas as formas pelas quais os descritores são apresentados em cada matriz. Notam-se algumas semelhanças entre as habilidades que são aferidas em ambos os testes na análise dos descritores do tema “Espaço e Forma”.


Palavras-chave


Matemática; Sistema de avaliação da educação básica; National assessment of educational progress; Currículos

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, L. W. et. al. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives. New York: Addison Wesley Longman, 2001.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. SAEB 2001: novas perspectivas. Brasília, DF: Inep, 2002.

NATIONAL ASSESSMENT GOVERNING BOARD. Mathematics Framework for the 2013 National Assessment of Educational Progress. Washington, DC: NAGB, 2012. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2014.

NEIDORF, T. S.; BINKLEY, M.; GATTIS, K.; NOHARA, D. Comparing Mathematics Content in the National Assessment of Educational Progress (NAEP), Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), and Program for International Student Assessment (PISA) 2003 Assessments (NCES 2006-029). Washington, DC: U.S. Department of Education. NCES, 2006. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2014.

UNITED STATES OF AMERICA. Departament of Education. National Center for Education Statistics. A Comparison of the 2011 Grade 8 NAEP and TIMSS Mathematics and Science Frameworks (NCES 2013-462). 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae266103029

Apontamentos

  • Não há apontamentos.