Avaliações finais sobre o PNE 2001-2010 e preliminares do PNE 2014-2024

Autores

  • Donaldo Bello de Souza Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DEPAG/ UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255920143001

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Metas Educacionais, Avaliação de Políticas Públicas, Gestão Democrática da Educação

Resumo

O presente artigo visa a discutir os resultados de algumas avaliações acadêmicas sobre a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010, assinalando aspectos de seu processo de elaboração e aprovação e das análises a respeito do plano sancionado, que apontam para avaliações preliminares do PNE 2014-2024. Tomando por base a revisão da literatura, conclui-se não haver consenso sobre o êxito daquele primeiro PNE, quer entre os estudos de maior abrangência analítica, quer entre esses e as avaliações que enfocam o exame das decisões relativas a determinadas etapas e modalidades da educação básica, essas consensualmente negativas em termos de resultados, impactos ou efeitos observados. Comparativamente ao primeiro plano, ressalta-se, ainda, que a literatura que versa acerca do novo PNE sugere estar mais atenta ao monitoramento do seu desenvolvimento inicial e futuro.

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Biografia do Autor

Donaldo Bello de Souza, Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DEPAG/ UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor Associado do Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DEPAG/ UERJ).

donaldosouza@hotmail.com

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Souza, D. B. de. (2014). Avaliações finais sobre o PNE 2001-2010 e preliminares do PNE 2014-2024. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(59), 104–170. https://doi.org/10.18222/eae255920143001

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