Avaliações externas: tensões e desafios para a gestão escolar

Cynthia Paes de Carvalho, Ana Cristina Prado de Oliveira, Maria de Fátima Magalhães de Lima

Resumo


No contexto das políticas de avaliação e responsabilização na rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro, o artigo traz três estudos que partem de observações e entrevistas realizadas em uma escola pública da rede e de incursões exploratórias sobre os dados dos questionários contextuais dos diretores da Prova Brasil 2007, 2009 e 2011. São discutidos os desafios e as tensões cada vez mais presentes na pauta da gestão escolar, com destaque para a sobrecarga de trabalho burocrático num contexto de precariedade de condições de administração, de uma mediação tensa das políticas junto aos agentes escolares e ainda das tendências de mudanças na gestão pedagógica. Conclui-se ressaltando a importância do adensamento da reflexão sobre a pesquisa e a formação em gestão escolar diante dos novos desafios políticos e pedagógicos, sem perder de vista suas limitações administrativas e político-legais.


Palavras-chave


Gestão Escolar; Avaliação da Educação; Responsabilização; Rio de Janeiro

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DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae255920142856

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