Fatores associados ao desempenho dos concluintes de Engenharia no Enade 2011

Autores

  • Gabriela Miranda Moriconi
  • Paulo Augusto Meyer Mattos Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255720142831

Palavras-chave:

ENGENHARIA • AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR • FATORES DE RENDIMENTO ESCOLAR • ENADE

Resumo

Este artigo busca identificar, com dados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2011 e por meio de modelagens hierárquico-lineares, fatores associados ao desempenho dos novos engenheiros formados no Brasil. Objetiva-se fornecer aos gestores das instituições e aos formuladores de política de ensino superior indícios sobre o que se mostra mais relevante na formação nas engenharias, principalmente no que concerne a fatores suscetíveis à tomada de decisão. Os resultados reforçam a percepção geral de que cursos seletivos de instituições públicas se destacam na formação de engenheiros, mas também apontam a importância, em muitos cursos, da disponibilidade do professor para atendimento fora do horário de aula. Na média, aferiram desempenho melhor os alunos que cursaram o ensino superior na idade correta e que fizeram o ensino médio em escolas públicas, os alunos do sexo masculino e os que se declararam brancos.

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Publicado

30-04-2014

Como Citar

Moriconi, G. M., & Nascimento, P. A. M. M. (2014). Fatores associados ao desempenho dos concluintes de Engenharia no Enade 2011. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(57), 248–278. https://doi.org/10.18222/eae255720142831

Edição

Seção

Outros Temas