Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?

Autores

  • Rosana Akemi Kawashima
  • Raul Aragão Martins

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245620132734

Palavras-chave:

Generosidade, Justiça, Educação Infantil, Valores Morais

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar os juízos a respeito da virtude generosidade ou justiça de professores da educação infantil e compará-los com os das crianças. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade desse nível de ensino. O instrumento utilizado foi um dilema moral em que a protagonista da história teria de optar entre dar um prêmio para a criança que fez o desenho mais bonito (justiça) ou para a criança que estava triste (generosidade). Os resultados indicam que a justiça é a virtude mais valorizada pelas professoras e que já é valorizada pelas crianças, podendo ser uma necessidade para elas. E a generosidade é mais valorizada pelas crianças do que pelas professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2013

Como Citar

Kawashima, R. A., & Martins, R. A. (2013). Dilema moral na educação infantil: generosidade ou justiça?. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(56), 48–74. https://doi.org/10.18222/eae245620132734

Edição

Seção

Tema em Destaque