O sistema nacional de avaliação: caracteristicas, dispositivos legais e resultados

Autores

  • Isabelli Fiorelli Silva

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae214720102457

Palavras-chave:

Saeb, Mensuração, Qualidade do ensino, Políticas educacionais

Resumo

No presente trabalho, objetiva-se, num primeiro momento, compreender e apresentar as características e peculiaridades do sistema de avaliação nacional brasileiro. Num segundo momento, a finalidade é refletir acerca da funcionalidade do sistema e de seus dispositivos legais e técnicos na busca pela mensuração da qualidade do ensino no país. E, num terceiro momento, serão apresentados dados do Saeb, de taxas de aprovação e do Ideb para tecermos algumas reflexões, ainda que preliminares, acerca de seus resultados em 2005 e 2007. Percebe-se a construção de um sistema avaliativo complexo com informações relevantes a respeito do desempenho estudantil e do contexto intra e extraescolares. Entretanto, deve haver parcimônia na utilização de seus resultados, pois podemos utilizá-los tanto como norteadores no aprimoramento das políticas educacionais rumo à universalização da qualidade do ensino como incorrer numa simplificação do significado da qualidade de ensino, vertendo para uma lógica meritocrática e, consequentemente, competitiva entre as unidades e redes de ensino.

 

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Publicado

30-12-2010

Como Citar

Silva, I. F. (2010). O sistema nacional de avaliação: caracteristicas, dispositivos legais e resultados. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(47), 427–448. https://doi.org/10.18222/eae214720102457

Edição

Seção

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