Pesquisa


 
Edição Título
 
v. 45, n. 155: jan./mar.2015 De mestres de ensino a formadores de campo no estágio supervisionado Resumo  PDF
Larissa Cerignoni Benites, Flavia Medeiros Sarti, Samuel de Souza Neto
 
v. 47, n. 164: abr./jun.2017 Conhecimento pedagógico do conteúdo nas ciências: estado da arte Resumo
José Javier Verdugo-Perona, Joan Josep Solaz-Portolés, Vicent Sanjosé-López
 
v. 46, n. 160: abr./jun.2016 Referentes e critérios para a ação docente Resumo  PDF
Vandré Gomes da Silva, Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Bernardete Angelina Gatti
 
v. 45, n. 155: jan./mar.2015 Deficiência múltipla: formação de professores e processos de ensino-aprendizagem Resumo  PDF  PDF (inglês)
Márcia Denise Pletsch
 
v. 47, n. 164: abr./jun.2017 Sobre os discursos relativos à formação profissional docente Resumo
Ana Zavala
 
v. 45, n. 157: jul./set.2015 A formação docente no contexto da inclusão: para uma nova metodologia Resumo  PDF
Fabiana Luzia de Rezende Mendonça, Daniele Nunes Henrique Silva
 
v. 44, n. 154: out./dez.2014 Os professores da educação profissional: saberes e práticas Resumo  PDF
José Ângelo Gariglio, Suzana Lana Burnier
 
v. 46, n. 162: out./dez.2016 Pesquisa em educação e bricolagem científica: rigor, multirreferencialidade e interdisciplinaridade Resumo  PDF
Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Jacques Therrien, Giovana Maria Belém Falcão, Manuela Fonseca Grangeiro
 
v. 47, n. 165: jul./set.2017 Atendimento educacional especializado: aspectos da formação do professor Resumo  PDF
Mara Silvia Pasian, Enicéia Gonçalves Mendes, Fabiana Cia
 
v. 44, n. 154: out./dez.2014 A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professores Resumo  PDF
Richard Wittorski
 
v. 47, n. 165: jul./set.2017 A formação profissional dos professores: um velho problema sob outro ângulo Resumo  PDF
Cecilia Maria Marafelli, Priscila Andrade Magalhães Rodrigues, Zaia Brandão
 
v. 46, n. 162: out./dez.2016 Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores Resumo  PDF
David dos Santos Calheiros, Enicéia Gonçalves Mendes
 
v. 40, n. 140 (2010) Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Resumo  PDF
Gisela Lobo B. P. Tartuce, Marina M. R. Nunes, Patrícia Cristina Albieri de Almeida
 
v. 47, n. 164: abr./jun.2017 Educação social: quando o passado é desafio presente na formação docente Resumo  PDF
Eric Ferdinando Kanai Passone
 
v. 45, n. 156: abr./jun.2015 Diários de aula e portfólios como instrumentos metodológicos da prática educativa em artes visuais Resumo  PDF
Leonardo Verde Charréu, Marilda Oliveira de Oliveira
 
v. 45, n. 157: jul./set.2015 Formação docente, um projeto impossível Resumo  PDF
Alice Casimiro Lopes, Veronica Borges
 
v. 40, n. 140 (2010) Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo. Resumo  PDF
Aline M. de M. R. Reali, Regina M. S. P. Tancredi, Maria da Graça N. Mizukami
 
v. 36, n. 129 (2006) Construção da identidade docente: relatos de educadores de educação infantil. Resumo  PDF
Zilma de Moraes Ramos Oliveira, Ana Paula Soares Silva, Fernanda Moreno Cardoso, Silvana de Oliveira Augusto
 
n. 59 (1986) Professores leigos x professores habilitados. Resumo  PDF
Gizelda Santana Morais, Maria Olga de Andrade, Maria Thétis Nunes, Miguel André Berger, Nélia Alves de Oliveira, Neuza Maria Sales Ribeiro, Vilma Porto Prior
 
n. 106 (1999) Leitura e escrita de professores em suas histórias de vida e formação. Resumo  PDF
Sonia Kramer
 
n. 94 (1995) A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério Resumo  PDF
Sérgio Antonio da Silva Leite, Cláudia Bernardino de Souza
 
v. 41, n. 143 (2011) Saberes, identidades e autonomia na cultura docente da educação profissional e tecnológica. Resumo  PDF
Vera Fartes, Adriana Paula Q. Oliveira Santos
 
n. 99 (1996) Avaliação e aprendizagem Resumo  PDF
Marta Maria Pontin Darsie
 
v. 42, n. 145 (2012) Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Resumo  PDF
Marli André
 
v. 42, n. 146 (2012) Do trabalho à formação de professores. Resumo  PDF
Menga Lüdke, Luiz Alberto Boing
 
n. 119 (2003) Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Resumo  PDF
Bernardete A. Gatti
 
n. 80 (1992) Ser ou não ser: o debate sobre o ensino médio. Resumo  PDF
Dagmar L. Zibas
 
n. 111 (2000) A implementação de políticas do Banco Mundial para a formação docente. Resumo  PDF
Lucíola Licinio de C. P. Santos
 
n. 94 (1995) Universidade e escola pública atuando em parceria Resumo  PDF
Mary Júlia Martins Dietzsch
 
n. 103 (1998) Estado e política de formação de magistério. Resumo  PDF
Sofia Lerche Vieira
 
n. 13 (1975) Avaliação de programa de treinamento de professores de 1 série - 1 grau Resumo  PDF
Bernardete Angelina Gatti, Guiomar Namo de Mello, Nara Maria Guazzelli Bernardes, Evangelina Rovai
 
n. 111 (2000) Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Resumo  PDF
Anna Maria Pessoa de Carvalho, Maria Elisa Resende Gonçalves
 
n. 106 (1999) Formação de docentes a distância: reflexões sobre um programa. Resumo  PDF
Elba Siqueira de Sá Barretto, Regina Pahim Pinto, Angela Maria Martins
 
n. 114 (2001) Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida. Resumo  PDF
Elisabete Regina do Carmo, Eneida Maria Chaves
 
n. 107 (1999) Reflexão sobre a prática e qualificação da formação inicial docente. Resumo  PDF
Elsa Garrido, Anna Maria Pessoa de Carvalho
 
v. 42, n. 147 (2012) Políticas de currículo e avaliação e políticas docentes Resumo  PDF
Elba Siqueira de Sá Barretto
 
n. 107 (1999) Expansão da educação infantil e processos de exclusão. Resumo  PDF
Fúlvia Rosemberg
 
n. 115 (2002) Explicação do conteúdo: elemento estruturante da aprendizagem eficaz. Resumo  PDF
Marilda da Silva
 
v. 34, n. 123 (2004) Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil). Resumo  PDF
Vivian Batista da Silva, Antonio Carlos da Luz Correia
 
v. 41, n. 144 (2011) Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Resumo  PDF
Claudia Leme Ferreira Davis, Marina Muniz Rossa Nunes, Patrícia C. Albieri de Almeida, Ana Paula Ferreira da Silva, Juliana Cedro de Souza
 
n. 108 (1999) Diferenças étnico-raciais e formação do professor. Resumo  PDF
Regina Pahim Pinto
 
n. 20 (1977) Um estudo sobre os cursos de formação de professores a nível de 2º grau (antigos cursos normais). Resumo  PDF
Bernardete A. Gatti, Vitor Henrique Paro, Evangelina Rovai
 
n. 99 (1996) Sobre a socialização profissional de professores Resumo  PDF
Menga Lüdke
 
v. 41, n. 144 (2011) O Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da CAPES e a formação docente. Resumo  PDF
Leda Scheibe
 
n. 117 (2002) A Profissionalidade docente em uma abordagem construtivista. Resumo  PDF
Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur
 
n. 101 (1997) Novas tecnologias sociais, reforma educacional e formação docente. Resumo  PDF
María Cristina Davini
 
v. 42, n. 145 (2012) A reflexão sobre a prática na pesquisa e formação do professor de música. Resumo  PDF
Viviane Beineke
 
n. 108 (1999) Profissionalização do professor e desenvolvimento dos ciclos de aprendizagem. Resumo  PDF
Philippe Perrenoud
 
n. 117 (2002) Formação de professores e pesquisadores de matemática na Faculdade Nacional de Filosofia. Resumo  PDF
Circe Mary Silva da Silva
 
n. 102 (1997) Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? Resumo  PDF
Ana Canen
 
v. 35, n. 125 (2005) Relações fecundas entre pesquisa e formação docente: elementos para um programa. Resumo  PDF
Marc Durand, Jacques Saury, Philippe Veyrunes
 
v. 43, n. 149: maio/ago.2013 Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores Resumo  PDF
Paulo Sérgio Garcia, Nelio Bizzo
 
n. 102 (1997) Gênero na formação docente: campo de silêncio do currículo Resumo  PDF
Marlucy Alves Paraíso
 
n. 93 (1995) Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. Resumo  PDF
Jane Soares de Almeida
 
v. 36, n. 128 (2006) Cooperação entre professores: a formação inicial deve preceder as práticas?. Resumo  PDF
Monica Gather Thurler, Philippe Perrenoud
 
n. 87 (1993) Formação de professores das séries iniciais. Resumo  PDF
Rose Neubauer da Silva, Cláudia Davis
 
v. 37, n. 131 (2007) Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais. Resumo  PDF
Flavia Medeiros Sarti, Belmira Oliveira Bueno
 
v. 40, n. 139 (2010) A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida. Resumo  PDF
Josefa A. G. Grigoli, Cláudia M Lima, Leny R. M. Teixeira, Mônica Vasconcellos
 
n. 17 (1976) Por que temos sido e por que talvez continuemos sendo inocentes em educação? Resumo  PDF
Maria Amélia Azevêdo Goldberg
 
n. 12 (1975) As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito Resumo  PDF
Maria Amélia Azevédo Goldberg
 
n. 35 (1980) Análise da situação da criatividade no ensino de adolescentes em uma cidade paulista. Resumo  PDF
Alda Junqueira Marin
 
n. 118 (2003) Formação docente nos surveys de avaliação educacional. Resumo  PDF
Paola Sztajn, Alicia Bonamino, Creso Franco
 
n. 56 (1986) O ensino rural paulista: desafios e propostas. Resumo  PDF
Elba Siqueira de Sá Barretto
 
n. 81 (1992) A formação dos docentes: o confronto necessário professor x academia. Resumo  PDF
Bernardete A. Gatti
 
v. 38, n. 133 (2008) Formação docente e educação inclusiva. Resumo  PDF
Luiz Antonio Gomes Senna
 
n. 36 (1981) Experiência na formação do professor. Resumo  PDF
Vera Regina Pires Moraes
 
n. 94 (1995) O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Resumo  PDF
Selma Garrido Pimenta
 
v. 37, n. 130 (2007) Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Resumo  PDF
Dermeval Saviani
 
v. 42, n. 147 (2012) Avaliação da formação de professores: uma perspectiva psicossocial Resumo  PDF
Clarilza Prado de Souza, Lucia P. S. Villa Bôas
 
n. 16 (1976) Prioridades em pesquisa educacional: prós e contras Resumo  PDF
Maria Laura P. Barbosa Franco, Maria Amélia Azevêdo Goldberg
 
n. 111 (2000) Os outros, quem somos? Formação de professores indígenas e identidades interculturais. Resumo  PDF
Nietta Lindenberg Monte
 
n. 42 (1982) Proceso pedagogico y aprendizaje en contextos de heterogeneidad cultural. Resumo  PDF
Stell Vecino, Juan Carlos Tedesco, Isabel Hernández
 
v. 37, n. 130 (2007) Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia. Resumo  PDF
Maria Amélia Santoro Franco, José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta
 
v. 42, n. 147 (2012) O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas Resumo  PDF
Vera Maria Nigro de Souza Placco, Vera Lucia Trevisan de Souza, Laurinda Ramalho de Oliveira
 
v. 39, n. 136 (2009) Didática e trabalho ético na formação docente. Resumo  PDF
Maria Manuela Alves Garcia
 
n. 40 (1982) A formação dos professores e a questão da educação das crianças das camadas populares. Resumo  PDF
Zaia Brandão
 
v. 37, n. 130 (2007) Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Resumo  PDF
Leda Escheibe
 
n. 102 (1997) Importância da interdisciplinaridade na formação de professores do ensino fundamental. Resumo  PDF
Yves Lenoir
 
n. 88 (1994) A dupla natureza da escola nova: psicologia e ciências sociais. Resumo  PDF
Marcus Vinicius Cunha
 
n. 114 (2001) Formação inicial e permanente do professor de arte na educação básica. Resumo  PDF
Maria Emilia Sardelich
 
v. 39, n. 136 (2009) A formação do professor em face das violências das/nas escolas. Resumo  PDF
Candido Alberto Gomes, Marlene Monteiro Pereira
 
n. 45 (1983) As atuais condições de formação do professor de 1º grau: algumas reflexões e hipóteses de investigação. Resumo  PDF
Guiomar Namo de Mello, Eny Marisa Maia, Vera Maria Vedovelo de Britto
 
n. 97 (1996) Ensino com pesquisa: a prática do professor universitário. Resumo  PDF
Maria Isabel da Cunha
 
v. 37, n. 130 (2007) Expressão escrita de concluintes de curso universitário para formar professores. Resumo  PDF
Alda Junqueira Marin, Luciana Maria Giovanni
 
n. 20 (1977) Concluintes de cursos de formação de professores a nível de 2º grau: avaliação de habilidades. Resumo  PDF
Bernardete A. Gatti, Nara Maria Guazzelli Bernardes
 
v. 39, n. 136 (2009) Gênero, sexualidade e raça/etnia: desafios transversais na formação do professor. Resumo  PDF
Fabíola Rohden
 
n. 68 (1989) Formação de professores a nível de 2º grau. Resumo  PDF
José Cerchi Fusari, Marlene Pedro Cortese
 
n. 89 (1994) Formação de professores em serviço: um diálogo com vários textos. Resumo  PDF
Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
 
n. 20 (1977) Alguns aspectos da legislação sobre a formação do professor primário (1957 a 1975) no estado de São Paulo. Resumo  PDF
Bernardete A. Gatti, Evangelina Rovai
 
n. 90 (1994) Universidade e formação de professores: uma perspectiva histórica. Resumo  PDF
Ana Waleska P. C. Mendonça
 
v. 39, n. 137 (2009) Formação de professores no Rio de Janeiro durante o Estado Novo. Resumo  PDF
Sonia Castro Lopes
 
v. 35, n. 125 (2005) Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Resumo  PDF
Kenneth M. Zeichner, Júlio Emílio Diniz-Pereira
 
v. 37, n. 132 (2007) A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Resumo  PDF
Vera Maria Candau, Miriam Soares Leite
 
n. 27 (1978) O planejador e a educação permanente. Resumo  PDF
Pierre Furter
 
n. 72 (1990) Formação do magistério em São Paulo: do império a 1930. Resumo  PDF
Maria Christina S. Souza Campos
 
n. 25 (1978) Planejamento educacional: opções e decisões. Resumo  PDF
John D. Montgomery
 
n. 118 (2003) Reformas internacionais da educação e formação de professores. Resumo  PDF
Olgaíses Cabral Maués
 
v. 39, n. 138 (2009) Amizades: o doce sabor dos outros na docência. Resumo  PDF
Luciana Gruppelli Loponte
 
v. 36, n. 127 (2006) A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Resumo  PDF
Maria Malta Campos, Jodete Füllgraf, Verena Wiggers
 
n. 77 (1991) Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense. Resumo  PDF
Lilian M.P. de Carvalho Ramos
 
n. 111 (2000) Relações de poder no interior do campo universitário e as licenciaturas. Resumo  PDF
Júlio Emílio Diniz Pereira
 
n. 30 (1979) A escola, a criança culturalmente marginalizada e a comunidade. Resumo  PDF
Ana Maria Poppovic
 
n. 118 (2003) Docência na universidade: professores inovadores na USP. Resumo  PDF
Helena Coharik Chamlian
 
n. 52 (1985) As muitas facetas da alfabetização. Resumo  PDF
Magda Becker Soares
 
v. 42, n. 147 (2012) Empoderamento dos professores entre direito à educação e mudança social Resumo  PDF
Poonam Batra
 
1 a 105 de 105 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"