A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso?

Autores

  • Dagmar M. L. Zibas

Palavras-chave:

Ensino Secundário, Políticas Educacionais, América Latina

Resumo

Comparando os processos de expansão do ensino médio no Brasil e no Chile, o texto problematiza a tese segundo a qual há consenso entre os diversos setores da sociedade a respeito do papel da escola secundária no desenvolvimento econômico e social da América Latina. Questiona a relação linear que agora se estabelece entre o uso de novas tecnologias e a convergência de interesses de diferentes grupos sociais. A argumentação traz dados de diversas pesquisas e estudos realizados nas áreas de educação, economia e sociologia do trabalho. O artigo conclui que o discurso da modernidade, apesar de seu apelo irrecusável, deve ser cuidadosamente analisado por educadores e educandos, de modo a detectar suas falácias e contradições, principalmente quando aplicado ao processo escolar.

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Biografia do Autor

Dagmar M. L. Zibas

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Publicado

31-03-1995

Como Citar

Zibas, D. M. L. (1995). A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso?. Cadernos De Pesquisa, (85), 26–32. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/948

Edição

Seção

Artigos