A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério

Autores

  • Sérgio Antonio da Silva Leite UNICAMP
  • Cláudia Bernardino de Souza UNICAMP

Palavras-chave:

Alfabetização, Formação de Professores, Alfabetização Escolar, Reciclagem Docente

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as concepções de alfabetização atualmente transmitidas nos cursos de Habilitação para o Magistério, da rede estadual de ensino de Campinas (SP). Baseia-se no pressuposto de que as condições sociais presentes, bem como o progresso teórico observado nos últimos anos, possibilitaram a superação do modelo de alfabetização considerado tradicional, em direção a um modelo de alfabetização considerado funcional. Os dados sugerem que a maioria das alunas do 4º ano dos cursos, bem como os docentes da disciplina Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa, ainda apresenta concepções que podem ser consideradas tradicionais. As exceções são apresentadas pelas respostas das alunas e professora do CEFAM, dados que são aqui discutidos.

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Biografia do Autor

Sérgio Antonio da Silva Leite, UNICAMP

Cláudia Bernardino de Souza, UNICAMP

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Publicado

31-08-1995

Como Citar

Leite, S. A. da S., & Souza, C. B. de. (1995). A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério. Cadernos De Pesquisa, (94), 15–24. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/834

Edição

Seção

Artigos