A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares.

Maria Alice Setubal Silva, Maria José Reginato Ribeiro, Maria das Mercês Ferreira Sampaio, Alice Davanço Quadrado

Resumo


Buscando conhecer as condições que propiciam uma mudança efetiva nas atitudes e valores da escola, de modo que seu foco prioritário seja a aprendizagem e a formação de um aluno capaz de participar da vida econômica, política e sociocultural da sociedade contemporânea, o CENPEC, em parceriacom o UNICEF, registrou e analisou a experiência de 16 escolas brasileiras que estão buscando a melhoria da qualidade do ensino que oferecem. Dada a diversidade da realidade brasileira e dessa problemática específica, este artigo apresenta apenas um mapeamento inicial das tendências detectadas nas escolas - construção de um projeto, gestão participativa, reformulação das práticas pedagógicas - e em sua relação com o sistema mais amplo, que apontam para a reversão dos altos índices de repetência e evasão ainda persistentes em nosso sistema educacional

Palavras-chave


Escola Pública; Ensino de 1º Grau; Brasil; Cultura Escolar; Projeto de Escola; Qualidade do Ensino

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.