Mulheres na escola: algumas reflexões sobre o magistério feminino

Autores

  • Jane Soares de Almeida UNESP

Resumo

A feminização do magistério no Brasil tem merecido por parte dos educadores e historiadores da educação apenas breves referências nos seus estudos. A adoção de paradigmas clássicos, com ênfase no processo da produção, ao inserirem o magistério feminino nas suas categorias de análise, descartam a dimensão macroestrutural e subjetiva e com isso deixam de apontar para questões determinantes que devem ser levadas em consideração sempre que se analisa o magistério. Isso ocorre, principalmente, por não se levar em consideração que o magistério, como profissão feminina, apresenta especificidades que o diferencia das demais profissões.

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Biografia do Autor

Jane Soares de Almeida, UNESP

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Publicado

29-02-1996

Como Citar

Almeida, J. S. de. (1996). Mulheres na escola: algumas reflexões sobre o magistério feminino. Cadernos De Pesquisa, (96), 71–78. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/816

Edição

Seção

Artigos