Ampliação das oportunidades educacionais: realidade ou direito negado?

Autores

  • Antônio Cabral Neto UFRN

Palavras-chave:

Política Educacional, Democratização, Fluxo Escolar, Qualidade do Ensino

Resumo

Este artigo discute a política educacional do governo do Estado do Rio Grande do Norte, na década de 80, no que se refere à ampliação das oportunidades educacionais no ensino de primeiro grau. Analisa o discurso expresso nos planos governamentais para a área da educação, estabelecendo um contraponto com os resultados observados em nível do sistema de ensino. Evidencia uma ampliação da oferta de vagas no sistema educacional, embora essa ampliação não seja acompanhada pela melhoria do fluxo escolar e da qualidade do ensino. O quadro esboçado não sugere, portanto, conclusões muito otimistas quanto à democratização das oportunidades educacionais, compreendida na sua dupla dimensão de quantidade e qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Cabral Neto, UFRN

Downloads

Publicado

30-11-1996

Como Citar

Cabral Neto, A. (1996). Ampliação das oportunidades educacionais: realidade ou direito negado?. Cadernos De Pesquisa, (99), 36–46. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/784

Edição

Seção

Artigos