Escola pública versus escola privada: o fim da história?

Autores

  • Dagmar M. L. Zibas Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Políticas para o Ensino Médio, Privatização do Ensino, Escola Pública, Escola Particular

Resumo

Para discutir algumas características das novas políticas educacionais sugeridas por organismos multilaterais a países da América Latina, o artigo começa por traçar um panorama sob o ponto de vista dos "otimistas" e dos "pessimistas" das profundas mudanças políticas e estruturais do mundo atual. Registrando que, em tal contexto, as instituições internacionais têm recomendado uma política de privatização educacional para a América Latina, principalmente no que diz respeito ao ensino médio, a autora delineia um ligeiro histórico do embate entre privativistas e defensores do ensino público no Brasil nas últimas décadas. Traz dados de pesquisas nacionais e de resultados da privatização levada a cabo no Chile, para concluir que não há evidências empíricas sólidas que justifiquem a adoção de políticas privativistas.

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Biografia do Autor

Dagmar M. L. Zibas, Fundação Carlos Chagas

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Publicado

31-03-1997

Como Citar

Zibas, D. M. L. (1997). Escola pública versus escola privada: o fim da história?. Cadernos De Pesquisa, (100), 57–77. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/768

Edição

Seção

Artigos

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