Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais

Autores

  • Rosemary Dore Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte
  • Ana Zuleima Lüscher Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ensino Profissional, Ensino Técnico, Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações sobre os múltiplos contextos de realização da pesquisa Educação profissional e evasão escolar em Minas Gerais. A investigação propõe, entre seus principais objetivos, identificar fatores que contribuem para a permanência ou evasão dos estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Estado de Minas Gerais. Inicialmente, discutem-se algumas análises sobre as condições que favorecem a permanência ou evasão escolar. Em seguida, aborda-se o contexto da política educacional brasileira e a relação entre a educação básica e a educação técnica e profissional, destacando-se, também, a escassez de informações teóricas e empíricas sobre a questão. Para ilustrar o problema da evasão, mostram--se alguns dados empíricos relativos a um Programa de Educação Profissional em Minas Gerais, que são brevemente analisados. Finalmente, apresentam-se algumas conclusões preliminares.

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Biografia do Autor

Rosemary Dore, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte

Ana Zuleima Lüscher, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte

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Publicado

31-12-2011

Como Citar

Dore, R., & Lüscher, A. Z. (2011). Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos De Pesquisa, 41(144), 772–789. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/73

Edição

Seção

Outros Temas