Sintomas de ansiedade e estresse em professores de educação básica

Autores

Palavras-chave:

Ansiedade, Estresse, Professores, Educação Básica

Resumo

A educação no Brasil vem passando por constantes mudanças e os professores estão sendo acometidos por sintomas psicológicos que causam sofrimento e prejuízo. Neste artigo objetivou-se identificar sintomas de ansiedade e estresse em professores de educação básica. Trata-se de um estudo quantitativo de cunho transversal em amostra de 200 professores de uma cidade do Rio Grande do Sul, divididos em três grupos conforme atuação: rede pública, privada e em ambas (pública/privada). Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico e de saúde, LIS-A, LIS-E e DASS-21. Ocorreram maiores escores de ansiedade nos professores que atuam em ambas as redes, e os sintomas de estresse foram maiores nos docentes da rede pública.

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Biografia do Autor

Maiko Deffaveri, Faculdade Meridional (Imed), Passo Fundo (RS), Brasil.

Psicólogo. Graduado em Filosofia e em Teologia. Mestre em Teologia (PUCRS).

Cristina Pilla Della Méa, Faculdade Meridional (Imed), Passo Fundo (RS), Brasil.

Psicóloga. Especialista em Psicoterapias Cognitivo- Comportamentais (UNISINOS), Especialista em Psicologia Clínica (IMED), Mestre em Envelhecimento (UPF). Docente do Curso de Psicologia da IMED.

Vinícius Renato Thomé Ferreira, Faculdade Meridional (Imed), Passo Fundo (RS), Brasil.

Psicólogo. Especialista em Relações Familiares (UPF), Mestre e Doutor (PUCRS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da IMED.

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Publicado

08-10-2020

Como Citar

Deffaveri, M., Méa, C. P. D., & Ferreira, V. R. T. (2020). Sintomas de ansiedade e estresse em professores de educação básica. Cadernos De Pesquisa, 50(177), 813–827. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6952

Edição

Seção

Artigos